Carlos Vilela terá secretariado formado por moradores de Queimados

O prefeito eleito e diplomado anunciou nomes de mais sete secretários na manhã de ontem Foto: Simone Silva/PMQ

O prefeito eleito e diplomado anunciou nomes de mais sete secretários na manhã de ontem
Foto: Simone Silva/PMQ

Apostar na mescla entre política e técnica e valorizar a prata da casa. Essa foi a fórmula encontrada pelo prefeito eleito de Queimados, Carlos Vilela (PMDB), para a escolha dos secretários que vão compor o primeiro escalão do seu governo, que terá seis secretarias a menos, que a gestão do seu antecessor e padrinho político, Max Lemos. Ontem (16), Vilela anunciou mais sete secretários durante cerimônia realizada pela manhã, no Premier Flat. São eles, a médica Lívia Guedes (Saúde), Getulio de Moura (Administração), Elton Teixeira (Assistência Social), Antônio Almeida (Transporte e Trânsito), Carlos Albino (Governo), Abílio Cardoso (Agricultura e Desenvolvimento Rural) e Trabalho, Emprego e Renda, Joylde Alves Moreira.
Dois secretários que já haviam sido anunciados na semana passada, foram trocados de pastas antes de assumirem, são eles: Alex Dornellas, que deixou o Meio Ambiente e vai comandar a secretaria de Obras e José Carlos Leal Nogueira, que agora não vai mais assumir a Agricultura e sim a secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais.
Vilela anunciou ainda o nome do vice-prefeito, Machado Laz, como coordenador de políticas sociais do seu governo e que irá escolher também um coordenador para a área de infraestrutura.
Com as novas peças apresentadas, ficam restando apenas três secretarias para compor o tabuleiro, são elas: Segurança, Ordem Pública e Guarda Municipal, Esporte e Lazer e Chefe de Gabinete, além de quem irá presidir o Instituto dos Servidores Públicos do Município de Queimados, que é uma autarquia independente da prefeitura. “O Vilela foi um visionário, porque além de estar montando um governo mais enxuto que o meu, vai criar as secretarias com gestões compartilhadas, ou seja, funcionando num único setor administrativo. Essa atitude vai racionalizar despesas com pessoal, luz e espaço, por exemplo”, destacou o atual prefeito Max Lemos, que acumula a função de coordenador da montagem da equipe de governo.
De acordo com prefeito eleito de Queimados, Carlos Vilela, na próxima semana ele fecha o restante dos secretários, porém, segundo ele o trabalho de montagem e organograma do novo governo já começou desde o início do mês com a equipe de transição composta por procuradores e controladores da prefeitura. “Temos bons quadros aqui na cidade e respeitamos os nossos compromissos políticos. Por isso, optamos por escolher secretários com raízes aqui e ao mesmo tempo colocá-los em pastas onde poderão desenvolver um bom trabalho técnico. Por conta da crise, vamos ter um número reduzido de comissionados e teremos que reduzir os salários”, disse.
A posse de Vilela já tem data e hora marcada. Será no dia 1 de janeiro, às 15h, provavelmente no Ginásio Municipal de Esportes (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Vila Pacaembu, ainda aguardando a confirmação. “Neste dia, já vamos baixar uma série de decisões e vamos convocar a Câmara para sessões extraordinárias nos dias seguintes para começarmos os trabalhos”, adiantou Vilela.

Juiz eleitoral suspende diplomação do vereador Adriano Morie

Morie (D) é acusado de falsificação de títulos de eleitores e compra de votos

Morie (D) é acusado de falsificação de títulos de eleitores e compra de votos

A diplomação do vereador Adriano Morie (PSC) foi suspensa pelo Juiz Luís Gustamos Vasques, da 138ª Zona eleitoral de Queimados no ato da cerimônia de diplomação dos eleitos de Queimados que ocorreu na quinta (15), no Fórum da cidade. O juiz decidiu por não diplomar o vereador eleito que esteve presente na cerimônia, diante das acusações que pesam sobre ele, como títulos de eleitores falsificados e compra de votos. O vereador chegou a ser preso, mas através de um habeas corpus, está respondendo o processo em liberdade. “Eu determino a suspensão da diplomação do mesmo, que seria um acinte à democracia e à população de Queimados com base na situação fática gravíssima que passamos nesta cidade, lançando sombra a todo o pleito e a todos os eleitos”, decretou o Juiz. Em seu lugar tomou posse como 1º suplente o vereador Marcelo Lessa (PSC) que assumirá a sua cadeira na Câmara Municipal de Queimados.
Morie corre o risco de ser preso novamente se não apresentar sua defesa em dez dias, informou o juiz no ato da cerimônia de diplomação. “Não temos encontrado o senhor em nenhum de seus endereços para que possamos entregar a solicitação de defesa. Assim seremos obrigados a prendê-lo novamente”, destacou o juiz. O vereador chegou a ser encaminhado por policiais até a sala do juiz para informar seu endereço.
Morie não quis dar entrevista, mas sua defesa adiantou que a decisão do juiz denota uma abuso de autoridade e irão entrar com um pedido de revisão. “Ainda está sendo julgado e no entanto aqui, o vereador já foi condenado pelo juíz”, adiantou o advogado de defesa.
>> Vereadores eleitos: Davi Brasil, Alcinei Duarte, Alex Dornellas, Jackson Pinto, Rogerinho Primo, Nilton Moreira Cavalcante, Wilsinho do Três Fontes, Dra Fátima Sanches, Milton Campos, José Carlos Nogueira – Cacau, Rubinho Vira Virou, Mauricio do Vila, Elerson Leandro, Paulinho Tudo a Ver, Adriano Morie (mandato suspenso), Antônio Almeida e Júlio do Inconfidência.

error: Conteúdo protegido !!