Bola Cheia
Na última sessão deste ano, dia 14, a Câmara de Vereadores de Mesquita aprovou o Projeto de Lei Nº 074/2016 que cria a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate a AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, de autoria da vereadora Cris Gêmeas (PCdoB). O Poder Executivo tem prazo de 15 dias para sancionar ou vetar o projeto.
Bola Murcha
Nunca, em tempo algum, servidores públicos vítimas de prefeitos caloteiros na Baixada Fluminense imaginaram que tivesse de protestar na tentativa de ter um Natal digno com suas famílias. O que mais entristece é ver nos cartazes das manifestações a frase-título “Ceia da Miséria”. O calote virou mania e denigre mais ainda a imagem dos maus políticos.
MesquitaNIC, o naufrágio de um governo
A coluna recebeu de um leitor, que prefere não ser identificado, o seguinte: “Quem viu o filme poderá acompanhar a linha de raciocínio a seguir. Quando o navio estava afundando o capitão optou por naufragar junto com ele? Uma atitude louvável de quem tinha responsabilidade. Nas histórias sempre se ouve falar que raramente os capitães abandonam a embarcação em caso de naufrágio. Para eles é questão de honra afundar com o navio. O que quero dizer com isso é que vemos uma classe de políticos que não tem a mesma dignidade e abandona suas obrigações. Se perdem hoje, deveriam perder com dignidade, cumprindo as obrigações até o fim e mostrando hombridade e compromisso com os eleitores. Nesse momento, Mesquita se compara ao TITANIC. Está naufragando e podemos escutar o grito das pessoas (servidores e contribuintes) que naufragam junto com a embarcação chamada Mesquita. Pior: o almirante da cidade fugiu covardemente. Desceu seu bote e deixou toda tripulação entregue à própria sorte.
A situação caótica já repercutiu em nível estadual e nacional. O sofrimento dos mesquitenes foi mostrado em vários telejornais como o ‘Bom dia Rio’, do SBT, e no ‘Balanço Geral’, na Rede Record. Apesar da propagação do ‘crime’ contra a pessoa humana e o patrimônio público, nenhuma posição foi tomada pela Câmara dos Vereadores de Mesquita. Como é praxe no País das Maracutaias, não deve dar em nada e a população ter de pagar a conta a partir de janeiro. Deus salve Mesquita de seus algozes!”.
Sofisticação
da corrupção
A sofisticação do esquema de corrupção implantado pela Odebrecht espantou o FBI e as mais altas autoridades dos Estados Unidos, segundo relatório do Departamento de Justiça, incluindo a implantação do sistema Drousys, da Draft Systems, que garantia troca de e-mails e mensagens secretas da empreiteira em todo o mundo. Para o FBI, nem mesmo o tráfico de drogas desenvolveu esse nível de sofisticação. (Cláudio Humberto, em sua coluna).
Firjan apoia
O Sistema FIRJAN saúda a iniciativa do governo federal de modernizar as leis trabalhistas de forma a adequar a legislação às mudanças na relação de trabalho. A simplificação e flexibilização da legislação trabalhista, com mais prestígio às negociações coletivas, estão entre as propostas defendidas pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro em seu Mapa do Desenvolvimento 2016-2025, entregue ao governo em maio deste ano. O projeto de lei prevê que as negociações entre sindicatos de empregados e de empregadores prevaleçam sobre a legislação, o que abre um novo horizonte para as relações de trabalho no Brasil.
Firjan apoia (2)
O excesso de formalismo atual acentua os conflitos ao não reconhecer novas formas de trabalho do mundo contemporâneo, o que onera trabalhadores e empresários. Em um cenário de crise econômica e alto índice de desemprego, a reforma apresentada hoje é essencial, pois, ao permitir a adequação das jornadas à produção, contribui para a preservação de empregos e o aumento da competitividade das empresas.
Saque do FGTS
Anunciado na quinta (22) pelo governo como medida para estimular a economia no próximo ano, o saque do saldo das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) só poderá ser feito a partir de fevereiro. O Ministério do Planejamento anunciará um calendário de saque com base na data de nascimento dos trabalhadores. Até agora, a regra estabelecia que os trabalhadores com carteira assinada só podiam sacar até R$ 1 mil de contas inativas caso estivessem desempregados por pelo menos três anos ininterruptos.
Pode retirar
o que tiver
Com a mudança, o empregado poderá retirar todo o saldo, desde que tenha saído do emprego até 31 de dezembro do ano passado. De acordo com o governo, 86% das contas inativas do FGTS têm saldo inferior a um salário mínimo, atualmente em R$ 880. Depois da divulgação da medida, a página da Caixa Econômica Federal que permite a consulta do saldo das contas do FGTS por trabalhado opera com instabilidade.
Para finalizar…
Para conferir o extrato de todas as contas do FGTS, ativas e inativas, o trabalhador deve entrar na página e digitar o Número de Inscrição Social (NIS) e cadastrar uma senha. É possível ainda consultar pessoalmente o extrato do FGTS nas agências da Caixa Econômica Federal. Quem tem o Cartão Cidadão pode ir a um posto de atendimento, desde que tenha em mãos a senha. A consulta não pode ser feita por telefone.