Prefeitura do Rio apresenta operação logística do Réveillon

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Todo o esquema para a virada do ano foi apresentado em coletiva à imprensa no Centro de Operações

A Prefeitura do Rio apresentou, na manhã de ontem, a operação logística dos órgãos públicos para a festa de Réveillon em Copacabana e detalhes da virada do ano nos demais palcos da cidade. De acordo com estimativas da Riotur, a cidade deve receber 865 mil turistas durante o período, movimentando a economia carioca com US$ 691 milhões. Além disso, levantamento realizado pela Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH/RJ) aponta ocupação hoteleira nos bairros de Copacabana e Leme em torno de 83%, número que ainda deve crescer com as procuras de última hora. Realizada no Centro de Operações Rio (COR), uma coletiva à imprensa reuniu representantes dos órgãos envolvidos na organização do evento na Zona Sul da cidade, como as secretarias municipais de Transportes, Ordem Pública, Saúde e Desenvolvimento Social, além da CET-Rio, Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.
“Estamos falando de uma festa que é símbolo da cidade, que estenderá sua programação a bairros como a Barra da Tijuca, cujo setor hoteleiro está crescendo vertiginosamente. Além disso, ao longo dos últimos oito anos, investimos no ordenamento do Réveillon de Copacabana. Isso fez com que a festa se tornasse mais organizada e segura. Por se tratar de um bairro com poucas saídas, sair de Copacabana após o evento era um caos. Ultimanente, o escoamento tem se mostrado mais tranquilo. Isso aconteceu, principalmente, porque o público compreendeu que não é preciso deixar o bairro correndo após a queima de fogos”, disse o secretário especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.
A programação do Réveillon de Copacabana e dos palcos que estarão espalhados pela cidade para celebrar a chegada de 2017 foi divulgada no último dia 19. As festas em Copacabana, Barra da Tijuca, Parque Madureira, Flamengo, Ilha do Governador, Piscinão de Ramos, Penha, Paquetá, Sepetiba e Pedra de Guaratiba acontecerão ao som de muita música e queima de fogos.
Em Copacabana, o tradicional espetáculo pirotécnico – assinado pela Pirotecnia Igual Brasil – contará com efeitos e fases distintas, com cores e formas de fácil identificação para o público, como palmeiras, corações, margaridas e carinhas felizes. Sincronizado com a trilha sonora, o espetáculo de fogos terá início pontualmente no primeiro segundo de 2017. Os fogos, de origem espanhola, serão detonados em onze balsas fundeadas no mar. O detonamento será simultâneo, feito de uma base de comando na Avenida Atlântica, por processo computadorizado.
Para o acesso e escoamento do público no bairro, a SMTR recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé.
“Na Enseada de Botafogo, por exemplo, estarão posicionados os ônibus que partirão nos sentidos Centro e Zona Norte, ao final da festa. É preciso que a população esteja atenta a isso ao deixar a praia e retornar para casa. Além disso, como acontece em todos os anos, as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório do metrô estarão disponíveis para a volta para casa”, falou o coordenador de Gestão de Operação da Secretaria Municipal de Transportes, Marcelo Schiliar.
Para a chegada, mais de 50 linhas passarão pela área do evento, oriundos de várias regiões da cidade, destacando-se que somente poderão acessar o bairro de Copacabana até às 22h. Após o evento, seus usuários deverão se dirigir às áreas de embarque que serão na Enseada de Botafogo e na Rua Prudente de Morais e Avenida Vieira Souto, em Ipanema.

Trânsito
A CET-Rio montou esquema especial de tráfego em toda a região (Aterro do Flamengo, Botafogo, Ipanema, Leblon, Lagoa, além de Copacabana), que iniciará a partir do dia 30/12, com o objetivo de minimizar os impactos no trânsito. A operação contará com a participação de 905 agentes, entre guardas municipais e controladores, 77 viaturas e 60 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários. Também serão utilizados 26 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as alterações no trânsito, os horários e locais dos bloqueios, as restrições de estacionamento, além das condições do tráfego.
O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região impactada pelo evento, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.
Já a Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 26 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados no entorno para desobstrução das vias em caso de enguiço de algum veículo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!