Bola Cheia
Coleta de lixo regular e salários em dia. Bola mais do que cheia para o Governo Timor em Japeri. Enquanto algumas cidades da Baixada Fluminense estão tomadas pelo lixo e os servidores lutam desesperadamente para receber salários, em Japeri acontece o contrário. Perto de encerrar seu segundo mandato, o prefeito termina o ano com a cabeça erguida. Exemplo a ser seguido. Parabéns!
Bola Murcha
Para a nova versão negativa do filme “Airplane”, lançado no Brasil em 1980. “Apertem o cinto o piloto sumiu”, foi como a película foi batizada em Portugal.
Na realidade vivida em algumas cidades da Baixada, a palavra piloto pode ser trocada por ‘prefeito’, que se encaixará perfeitamente. Infelizmente. Que vergonha! Que desrespeito ao cidadão-contribuinte-eleitor!
21 não voltam após ‘saidão de Natal’
Dos 1.496 presos liberados pela Justiça para o saidão de Natal na última sexta-feira (23), 21 não voltaram para os presídios e, portanto, são considerados foragidos. O número de beneficiados foi menor do que o divulgado inicialmente pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF). Em 22 de dezembro, a pasta informou que 1.499 detentos seriam beneficiados. Entretanto, foi verificada conduta em desacordo com os requisitos antes da liberação dos internos e 1.496 foram liberados. Os sentenciados saíram às 7 da manhã da última sexta e tinham retorno marcado para 10h de terça-feira, com exceção daqueles que têm autorização para trabalho externo, que deveriam voltar após o horário de atividade. Além de serem considerados foragidos, os 21 internos que não retornaram poderão perder direito ao regime semiaberto quando forem recapturados e vão responder a inquérito disciplinar. A Secretaria de Segurança não divulgou a lista dos foragidos. Mas já anunciou que vai liberar mais presos no próximo ‘saidão de réveillon’.
Posse em
Queimados
A coluna agradece convite para a posse de Vilela. “Amigos! Será uma prazer receber vocês na cerimônia de posse do novo prefeito de Queimados, Carlos de França Vilela, que vai acontecer dia 1º de janeiro, no Ginásio Municipal de Esportes (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, logo após a entrada de Queimados pela Rodovia Presidente Dutra). Horários: 15h – Posse dos vereadores e eleição da nova mesa diretora; 17h – Posse do prefeito, do vice-prefeito e cerimônia de transmissão do cargo.
Patrimônios
culturais
Na terça-feira (27), a Prefeitura de Duque de Caxias tombou três patrimônios culturais da cidade. Os tombamentos foram aprovados pelo Conselho Municipal de Política Cultural. Foram tombados como Patrimônio Material, a Escola Municipal Dr. Álvaro Alberto, mais conhecida como Mate com Angu, e o Ilê Ogum Anaeji Igebele Ni Oman, ou Axé Pantanal. A Roda Livre de Caxias foi tombada como Patrimônio Imaterial. Os representantes das instituições receberão nesta quinta-feira (29), as titulações na sede da secretaria municipal de Cultura e Turismo, no Centro de Caxias.
Aumento de passagem
Após polêmica se deixaria ou não o reajuste anual das passagens de ônibus do Rio no colo de Marcelo Crivella, seu colega-prefeito Eduardo Paes bateu o martelo que definirá a nova tarifa, a valer a partir de 1º de janeiro de 2017. O aumento seguirá o estabelecido nos contratos de concessão, apesar de a promessa de ter 100% dos coletivos com ar-condicionado não ter sido cumprida. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, números de novembro indicam que em média 68,03% das viagens são feitas em ônibus refrigerados.
Operação Verão
O Corpo de Bombeiros iniciou na segunda (26) a Operação Verão 2017. Os 1,2 mil guarda-vidas destacados para a ação já estão a postos nas areias e no mar para atuarem na prevenção de afogamentos, socorrer banhistas com mal súbito, auxiliar as crianças perdidas, entre outros incidentes que podem ocorrer em dias de praia cheia. A corporação está com um reforço de 50% do efetivo até março e conta ainda com 50 guarda-vidas em período de estágio e embarcações-resgate como motos aquáticas, lanchas, botes, aeronaves e drones para monitoramento e auxílio em salvamentos.
Gratificação
vale R$ 1 mil
A distribuição de todo este aparato será de acordo com o número de visitantes de cada ponto da orla, especialmente da capital. A equipe da Operação Verão receberá uma gratificação de R$ 1 mil mensais.
“A principal ocorrência nesta época é afogamento. Se o mar estiver agitado, o risco aumenta exponencialmente. Ainda há as pessoas que sofrem de mal súbito, por causa do excesso de sol ou por falta de alimentação e hidratação; crianças que se perdem dos pais; e casos de traumas na coluna cervical por causa de mergulhos”, explicou o comandante de Operações de Salvamentos Marítimos do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Pinheiro.
Alimentos
arrecadados
Funcionários do Judiciário, que têm recebido em dia, coletam doações e compram alimentos e brinquedos, que serão entregues aos que estão em dificuldade. Até o momento, 18 toneladas de alimentos já foram arrecadadas, e o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe) fez ontem a entrega de 500 cestas básicas. Quem quiser ajudar pode entregar as doações na sede do Muspe: Travessa do Paço 23, 13º andar, no Centro do Rio.