Nova Iguaçu se despede de Guy Berçot de Mattos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Foi sepultado na tarde de sexta-feira (6), no Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, o corpo do iguaçuano Guy Berçot de Mattos. Escritor, poeta, sanitarista, contador e peça fundamental na história de Nova Iguaçu, Guy morreu às 4h20 de quinta-feira (5), aos 84 anos, vítima de pneumonia. Ele deixa a viúva Nilza Peres Mattos, uma filha e duas netas.
A trajetória de Guy Berçot de Mattos começou no município em 1924. Nascido na antiga Rua França Soares (atual Getúlio Vargas), Guy é filho de um dos maiores benfeitores de Nova Iguaçu, o farmacêutico Sebastião Herculano de Mattos, que presidiu várias entidades de classe no município, atuava como uma espécie de precursor dos defensores públicos e auxiliava a população em tratamentos médicos, realizando partos em toda a Baixada Fluminense.
Guy estudou no Colégio Leopoldo, onde concluiu o curso de Perito Contador, que equivalia ao superior na época. Depois de trabalhar por dois anos no Rio de Janeiro, voltou à Nova Iguaçu e abriu seu próprio escritório de contabilidade. Em 1952, ingressou no Estado e passou a trabalhar como secretário do Distrito Sanitário, atuando no setor de saúde pública de Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti, Paracambi e parte de Itaguaí.
No início da década de 1960, Guy reabriu seu escritório de contabilidade, onde trabalhou até 1971. Nesta época ele já havia descoberto a paixão pela literatura e foi convidado a integrar a Arcádia de Letras e Artes de Nova Iguaçu por conta das poesias, mensagens, contos e pensamentos que encantavam os leitores. Guy decidiu editar e lançar seu primeiro livro intitulado “Um Sonho de Criança”. A obra foi lançada em 1970 e dedicada a sua mãe, Hermínia Berçot de Mattos, que havia morrido naquele ano.
O segundo livro de Guy, “Portal do Tempo”, foi lançado em 2001 e também é composto por pensamentos, contos e mensagens. Mais de 800 exemplares foram vendidos somente em Nova Iguaçu. Nessa obra o prefácio foi escrito pelo jornalista Valcir Almeida, fundador do Jornal de Hoje, falecido em junho de 2011.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!