Bola Cheia
Começou ontem (9) no Centro de Futebol Zico a Copa Zico de Verão, que vai até dia 19 deste mês quando será jogada a final. “Já sairam alguns moleques dessa copa que estão em times do Rio. Todas as categorias, quatro no total, foram completadas rapidamente. Boa sorte garotada!”, disse o Galinho, vibrando com mais uma peneira em seu CT, localizado no Recreio dos Bandeirantes. Boa!
Bola Murcha
Talvez a falta de investimentos na infraestrutura, tem causado dissabores à Light, concessionária de energia elétrica em boa parte do Rio de Janeiro. Mesmo com a cobrança da tal contribuição de iluminação pública nas contas, a maioria das ruas na Baixada Fluminense está em ‘clima de boate’ ou totalmente às escuras. Sem contar a falta de luz constante em algumas regiões. Tenso.
Carnaval 2017: Xavier é Nova Iguaçu
na eliminatória da Rede Globo
O sambista de Nova Iguaçu, José Carlos Xavier, está mais feliz do que pinto no lixo. “Estou entre os dez classificados, na categoria intérprete, no concurso do RJTV, ‘Acadêmicos do RJ’, realizado pela Rede Globo de Televisão, para o carnaval deste ano. Nesta quarta-feira (11) estarei participando da eliminatória na Escola de Samba União da Ilha do Governador, às 17 horas”, informa o compositor, cria de Comendador Soares, e que deu seus primeiros passos na Escola de Samba Imperial de Morro Agudo.
“Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já morreu”, samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira no carnaval de 1994, será cantado por Xavier na eliminatória. “A produção da Globo escolheu essa jóia da Mangueira para eu interpretar e, desde então, estou me preparando e pensando em fazer o melhor no palco da União da Ilha”, conta.
“Sabe, quando ligaram dizendo que estava entre os dez, pensei até que fosse trote. Felizmente não era”, acrescenta Xavier, que gravou e enviou vídeo-teste com o sucesso de Neguinho da Beija-Flor, “O Campeão” – ‘Domingo, eu vou ao Maracanã/Vou Torcer pro time que sou fã…’ – e agradou aos produtores do carnaval global. “Reuni alguns familiares e fizemos o pequeno e descontraído clipe sem muita pretensão. E não é que deu certo! Agora é tudo ou nada na repimbaca. Vamos pro pau!”, vibra o compositor.
Na foto, Xavier e o cavaquinista Leandro Xavier, que sempre o acompanha nas gravações e apresentações. A coluna e o Jornal de Hoje desejam boa sorte ao sambista iguaçuano.
Waguinho elogiado
“O líder de verdade só precisa ter palavra”, costuma dizer Fernando, do Vasquinho da Prata, um dos reveladores de talentos para o futebol na Baixada Fluminense. E ele faz questão de elogiar as primeiras ações do prefeito de Belford Roxo, Waguinho Carneiro (PMDB), após assumir o mandato e herdar uma cidade falida. Para o ‘professor’, o mandatário já começou a revolucionar ‘Bel’, apesar do pouco tempo na cadeira.
Redução de salários
“Lixo sendo recolhido, a Saúde e a Educação na mira, os esforços para pagar o funcionalismo em pauta é um bom começo. Tem mais: Waguinho reduziu pela metade seu salário e dos secretários”, elogia em sua página no Facebook. “Tem muita coisa a ser feita, e esse novo governo fará”, acredita Fernando, que há décadas ensina os primeiros passos do futebol para crianças e adolescentes em seu núcleo no Bairro da Prata, localizado na divisa entre Nova Iguaçu e Belford Roxo.
Posse
Nesta quinta-feira (12), às 19h30, no auditório do Colégio Leopoldo, a nova diretoria da Liga de Desportos de Nova Iguaçu (LDNI), tomará posse para um mandato de três anos (1917-1919). Assumirão a responsabilidade de comandar o desporto da Cidade, o presidente Marcelo Rodrigues, Doval Paiva (primeiro vice-presidente), o segundo vice-presidente, Luciano de Souza, os conselheiros fiscais efetivos, Hermozilha Cardozo de Souza, Walterci Bispo dos Santos e Samir Pinho Hapize, além dos suplentes, Antonio de Souza e Silva e Marcelo Luiz Alves da Silva.
De olho
O Portal da Transparência do Governo Federal, mantido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), registrou mais de 21,6 milhões de visitas em 2016 – recorde de acessos desde a criação do site, em novembro de 2004. O número é 32,5% maior que as 16 milhões de visitas do ano passado. De acordo com o relatório estatístico, a média mensal de acessos foi de mais de 1,8 milhão.
De olho (2)
O Portal da Transparência tem obtido crescimento expressivo no número de visitas a cada ano, com acessos oriundos de mais de mil cidades, espalhadas por todas as regiões do país. O município de onde os cidadãos mais acessaram foi São Paulo (SP), com mais de 2,1 milhões de visitas, seguido de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE) dentre outros. Também há visitantes de cerca de 200 países, o que corresponde a pouco mais de 485 mil acessos (2,2%), originários principalmente dos Estados Unidos e da Índia.
Para finalizar…
A coluna aconselha aos leitores, não perderem a pegada e acessar não só o site da Transparência do Governo Federal como também os que informam sobre gastos dos governos estaduais e, principalmente, municipais, incluindo-se, aí, prefeituras e câmaras de vereadores.