
Fotos: Internet / Divulgação
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) celebra hoje, oito anos de gestão ambiental integrada com dois importantes acontecimentos: a abertura da Mostra de Aquarelas “Flora e Fauna da Mata Atlântica” e o lançamento da revista Ineana 4 – Ar que serão realizados na sede do órgão, no Centro do Rio. O presidente do Inea, Marcus Lima, participará do evento.
A Mostra de Aquarelas Flora e Fauna da Mata Atlântica reúne mais de ?30 gravuras que fazem parte do acervo científico e artístico da instituição. A ilustração científica é usada para criar uma importante memória visual da flora e da fauna, ao apresentar informações como as formas, estruturas e cores de vegetais e animais. É, portanto, uma ferramenta útil tanto no processo de investigação e aprendizagem, como também pode ser uma importante aliada na construção e dispersão do saber. A abertura da Mostra contará com a presença da ilustradora Vânia Aída, responsável pelas obras.
Os quadros serão distribuídos entre os 2º, 3º e 4º andares da sede do Inea, na Avenida Venezuela, nº 110, bairro Saúde. A exposição é aberta ao público e pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é franca.
Durante o evento, será lançada a quarta edição da Revista Ineana que traz como principal tema a qualidade do ar. A publicação reúne três importantes artigos científicos que mostram os avanços da gestão da qualidade do ar no Estado do Rio de Janeiro nos últimos anos e o protagonismo do estado no combate à poluição atmosférica: o Rio de Janeiro é a primeira unidade da federação a reduzir 90% das emissões atmosféricas veiculares totais. Haverá também uma mesa redonda com os autores desses artigos que fazem parte da equipe da Gerência da Qualidade do Ar do Inea.