
A Prefeitura de Nova Iguaçu está promovendo uma grande ação de combate ao Aedes aegypti, que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus da zika nas 139 escolas da rede municipal. Até o início do ano letivo, no dia 6 de fevereiro, 378 agentes da Superintendência de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, vão percorrer as unidades para eliminar possíveis focos do mosquito.
A ação teve início na segunda-feira (16) e já visitou algumas unidades, como as escolas municipais Professor Osires Neves, no bairro Vila Operária; e Professora Ornélia Lippi Assumpção, no Rancho Novo, onde não foram encontrados focos do mosquito.
“Além do combate ao mosquito estamos fazendo a desratização e a dedetização de todas as unidades contra baratas, cupins e formigas, enquanto as escolas ainda estão fechadas. Os agentes também estão realizando coletas da água para atestar a qualidade”, explica Carlos Augusto Rodrigues, superintendente de vigilância ambiental.
As ações acontecem simultaneamente em outros pontos da cidade. Na manhã desta terça-feira (17), os agentes fizeram um trabalho de conscientização na estação ferroviária, no Centro. O carro fumacê também faz parte da ação e, desde a semana passada, já passou pelos bairros Miguel Couto, Prata, Jardim Tropical, Austin, Km 32 e Ambaí.