Produção orgânica ganha força em Saquarema, na Região dos Lagos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Emater-Rio e Abio auxiliam agricultores fluminenses na certificação

Para incentivar a sustentabilidade na produção rural fluminense, o Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, aposta na assistência técnica e em incentivos financeiros para apoiar os agricultores. Uma das práticas incentivadas pelo programa é a produção orgânica, que apresenta bons resultados em todo o estado.
Em Saquarema, Região dos Lagos, por exemplo, a produção de orgânicos conquista cada vez mais os agricultores, com auxílio dos técnicos da Emater-Rio e de consultores da Abio (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro) para a certificação orgânica. O trabalho, iniciado há quase 14 anos, segundo os próprios técnicos, ganhou força através do Programa Rio Rural há cerca de dois anos.
No final do ano, mais um grupo obteve a certificação, que garante a origem da produção orgânica e cria novas oportunidades de venda, entre elas a possibilidade de participação em editais públicos de aquisição de alimentos, como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
“Oito produtores foram certificados e mais quatro estão em processo de certificação. Realizamos reuniões com os grupos, junto com a equipe da Abio, explicando que todos precisam fazer parte do Sistema Participativo de Garantia (SPG), que auxilia a fiscalização da produção entre os próprios agricultores e a troca de informações entre eles”, explicou Hélio Martins dos Santos, extensionista da Emater-Rio.
Em algumas propriedades rurais do município, os agricultores estão investindo na produção orgânica junto com o sistema agroflorestal (SAF), que concilia o cultivo de diversos alimentos no mesmo espaço com o plantio de árvores.
Esse é o caso do produtor rural Marcelo Furtado e de sua esposa Fernanda, da microbacia Bonsucesso. Eles apostaram na produção orgânica, conciliando diversos cultivos com as árvores do sítio.
“Plantamos vários tipos de frutas no sistema de agrofloresta. Fizemos questão de conquistar a certificação. Temos consciência ambiental, mas o selo garante ao consumidor que ele está adquirindo um alimento realmente orgânico, fiscalizado pelos técnicos da Emater e da Abio. Dessa forma, conquistamos a confiança dos compradores nas feiras que participamos. Eles sabem que vão consumir alimentos saudáveis”, explicou o agricultor, que junto com a esposa começou também a produzir doces com as frutas cultivadas no sítio.
Os alimentos orgânicos incentivados pelo Programa Rio Rural são produzidos com a adoção de técnicas sustentáveis, contribuindo para a saúde da população e sustentabilidade do planeta.
O Estado do Rio de Janeiro é pioneiro na comercialização de orgânicos cultivados pela agricultura familiar. A primeira feira de alimentos produzidos de forma sustentável do país surgiu há 30 anos em Nova Friburgo, Região Serrana fluminense. Além de estimular o consumo desses produtos, a Secretaria de Agricultura incentiva sua produção e as práticas agroecológicas com auxílio técnico e recursos do Rio Rural.
A Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio) é a entidade certificadora de orgânicos em todo o estado.
Vale ressaltar que todos os produtores que comercializam orgânicos nas feiras devem deixar expostos seus certificados, para que os consumidores tenham a garantia de que os alimentos foram realmente produzidos seguindo as normas da agricultura orgânica.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!