GAM reforça segurança de banhistas na Operação Praia

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Com um aparelho acoplado ao helicóptero, chamado de imageador, é possível monitorar as areias das praias cariocas
Fotos: Rômulo Vidal

O Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar participa da Operação Praia, monitorando toda a orla das zonas Sul e Oeste do Rio. A prestação de serviço à população busca contribuir para ampliar a sensação de segurança no período do verão. Com um aparelho acoplado ao helicóptero, chamado de imageador, é possível monitorar por meio de imagens, e em tempo real, as areias das praias cariocas.
“O helicóptero é uma ferramenta muito versátil. Todas as nossas aeronaves podem receber o imageador. Facilitamos a tomada de decisão com a tecnologia, que permite a transmissão em tempo real para diversos pontos simultaneamente. O GAM, portanto, auxilia a Operação Praia ao passar informações e ampliar a capacidade de visualização, já que cobrimos aproximadamente 40 quilômetros de orla. Com as imagens, dinamizamos e otimizamos o policiamento. Se verificamos uma confusão em alguma praia e ponto específico, as imagens transmitidas agilizam o trabalho na areia”, explicou o relações públicas do GAM, major Hylmer Araujo.
A tecnologia permite ampliar as condições de informação para a solução de casos (investigações) ou acionamento rápido de equipes em terra, que usam um receptor portátil. As imagens obtidas pelo helicóptero também são transmitidas simultaneamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, e para o Centro de Comando e Controle Móvel (CICCCM), localizado no Arpoador, direcionando o policiamento conforme a necessidade.
O Imageador Térmico STAR SAFIRE 380-HD FLIR (Forward Looking Infra Red) tem mais de três quilômetros de alcance. A câmera HD funciona sob quaisquer condições de luminosidade e possui um zoom de 120x, utilizado em missões policiais de monitoramento. A tecnologia foi adquirida no ano de 2013.
“Na Operação Praia, a integração de diversos setores da PM tem gerado bons resultados”, disse o major Hylmer Araujo.
Os voos são realizados de acordo com o planejamento do Estado Maior da Polícia Militar do Rio de Janeiro, com base em dados estatísticos ou solicitados pelo oficial responsável pelo policiamento na praia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!