Entre as medidas que visam ampliar as ações de prevenção e combate à violência, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) estuda a viabilidade de o Centro de Operações Rio (COR) receber imagens de câmeras de segurança de comércios e prédios residenciais direcionadas a vias públicas. A minuta do decreto, instituindo o uso legal dessas imagens mediante cessão gratuita dos proprietários, já está sendo elaborada e será enviada para avaliação do prefeito. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (18/01), pelo secretário municipal de Ordem Pública, coronel Paulo Amendola, durante reunião promovida em Copacabana pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH) para discutir os rumos do turismo no Rio.
“Esse projeto surgiu da ideia do assessor-chefe do gabinete do prefeito, Isaías Zavarise, e vai permitir uma ação mais efetiva da Guarda Municipal com a Polícia Militar, reduzindo o tempo de resposta em casos emergenciais e com ganhos muito positivos não só para os turistas, mas para a população em geral”, disse o secretário, adiantando que todas as 15 inspetorias da Guarda, braço operacional da Seop, farão levantamentos para saber a localização e a qualidade das imagens das câmeras de suas áreas de atuação que poderão ser incluídas no sistema.
A proposta é que os responsáveis pelas câmeras, pessoas físicas ou jurídicas, assinem um termo de cessão sem encargos para o município, que se encarregará de viabilizar a integração da unidade privada ao COR. Caberá à Seop verificar a viabilidade técnica e operacional do circuito particular, e celebrar acordos de cooperação técnica junto aos órgãos de segurança do estado com o objetivo de compartilhar as imagens adquiridas.
“Não podemos obrigar os donos das câmeras a disponibilizarem as imagens. Mas qual não vai aceitar? Elas podem ajudar e muito, e a prova disso são os vários casos investigados pela polícia que ajudaram a elucidar. A segurança pública é dever do estado, mas direito e responsabilidade de todos, por isso precisamos nos unir. Essa medida trará grande contribuição para a preservação da ordem pública, para a segurança das pessoas e do patrimônio, reforçando o combate e prevenção de delitos, controle de tráfego e monitoramento das vias públicas”, ressaltou o secretário.
No encontro, que reuniu mais de 30 profissionais, Amendola também destacou que o foco de atuação da Seop será o trabalho integrado com as polícias Militar e Civil, com investimentos em ações de inteligência da GM-Rio. Conduzido pelo presidente da Riotur, Marcelo Alves, o evento contou com a participação de representantes da rede hoteleira e também da segurança, como a comandante da GM-Rio, inspetora Tatiana Mendes, o comandante do Grupamento de Apoio ao Turista, inspetor Ailton Ramos, e a delegada Valéria Aragão, titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat).
