Comitê Guandu elege nova diretoria na próxima semana

O rio Guandu é o principal responsável pelo abastecimento de água da região metropolitana do Rio de Janeiro

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (Comitê Guandu-RJ) fará, em 9 de fevereiro, a eleição de sua nova diretoria colegiada para o biênio 2017-2018. Durante a solenidade, que acontecerá no Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campus Seropédica, será realizada a posse dos novos membros.
Ao todo, 31 instituições farão parte do Comitê Guandu-RJ, sendo 14 representantes do Governo, nove dos usuários de água e oito da sociedade civil. Dentre os assuntos a serem debatidos nos próximos anos, destaque para a execução do Plano de Bacia do Comitê, previsto para ser lançado em 2018.
Diretor geral do Comitê Guandu-RJ, Julio Cesar O. Antunes espera que os próximos membros tenham participação ativa e estejam engajados com os projetos do Comitê. “Queremos uma integração entre os três setores para que façamos uma gestão das águas eficiente em nossa região em prol da sociedade”, comentou.
O Comitê
Criado em 2002, o Comitê Guandu-RJ é um órgão colegiado que promover a gestão descentralizada e participativa dos Recursos Hídricos nas bacias dos rios Guandu, da Guarda e Guandu Mirim, onde estão localizados 15 municípios: Itaguaí, Seropédica, Queimados, Japeri, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin (totalmente abrangidos), além de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Miguel Pereira, Vassouras, Piraí, Rio Claro, Mangaratiba, Mendes e Barra do Piraí (parcialmente abrangidos).
Dentre as ações desenvolvidas no comitê estão estudos, programas de educação ambiental, de mobilização social, projetos e obras que visam à melhoria da quantidade e qualidade das águas na região.

error: Conteúdo protegido !!