Bola Cheia
Vai para os abaixo-assinados que a população promove contra desmandos e falhas na prestação de serviço público, um direito constitucional do cidadão (ã). Recentemente, a ação promovida contra o quase fechamento do Hospital da Posse, anunciado pelo prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (PR), na imprensa, teve a resposta que mereceu por parte da população. Parabéns, povo!!!
Bola Murcha
Vai para o silencio dos vereadores iguaçuanos sobre as crises que atingem a cidade. A leitora do JH, Adélia Sarmento, 60 anos, do K-11, pergunta: “Se esses moços são eleitos para fiscalizar, por que não fiscalizam?”. Dona Adélia, os moços estão curtindo férias e voltarão ao trabalho a partir do dia 15 deste mês. Deve ser por isso. Povo de olho!
Família encontra aposentado internado
desde setembro no Hospital do Joca
“Graças a Deus o encontramos”. A frase, em tom de alívio, é de Natielle Cristina, 26 anos, ao encontrar o avô Luiz Augusto dos Santos, 76, no Hospital Jorge Julio Costa dos Santos (Joca), em Belford Roxo. Desaparecido desde setembro do ano passado, o aposentado deu entrada na unidade sem nenhum documento, dificultando a identificação e a localização da família. Ontem (9), ele deixou o hospital acompanhado pela neta, que o levou para casa, no bairro Rancho Novo, em Nova Iguaçu. Natielle contou que o avô costuma sempre sair sozinho de casa para visitar filhos. Em setembro, quando ele desapareceu, a família começou a procurá-lo em hospitais, postos de saúde e abrigos de Nova Iguaçu. Sem encontrá-lo, a neta recebeu uma informação que o avô esteve na casa de um filho, em Macaé, Norte Fluminense do Estado do Rio. “Entramos em contato com meu tio, mas ele já havia saído de lá. Me disseram depois que meu avô fora visto na rodoviária de Nova Aurora, em Belford Roxo. Mas não o encontramos. Nossa preocupação aumentou porque ele já teve um acidente vascular encefálico (AVE), que deixou sequelas na voz. Mas graça a Deus meu avô está bem e agradeço a todos funcionários que o trataram com todo carinho e dedicação”, disse a neta.
A assistente social Adriana Ribeiro explicou que o paciente chegou ao hospital levado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que o encontrou caído na rua. Depois de medicado e tratado, em 15 dias o aposentado teve alta, mas ficou na unidade porque não havia identificação e endereço. Foi feito contato com o Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e com o Centro Pop (que cuida de pessoas que vivem nas ruas). Dias depois um ofício foi enviado ao Detran para identificar o paciente através das digitais. Nenhuma resposta foi obtida.
Em janeiro deste ano, um novo ofício foi enviado ao Detran, que colheu as digitais do aposentado e iniciou o processo de identificação. De posse dos dados, a assistente social Adriana Ribeiro conseguiu o endereço de Luiz Augusto, que mora em Nova Iguaçu. “Conversei com vizinhos e fiz uma pesquisa até encontrar a família. Felizmente deu tudo certo”, resumiu Adriana Ribeiro. “Nossa meta é evitar que pacientes sem identificação não fiquem muito tempo internado. Pretendemos agilizar todo processo de identificação para que eles voltem logo ao convívio familiar”, emendou o secretário-adjunto de Saúde, Américo Delmiro, ao lado do secretário executivo de Saúde, William Cabral.
Itaguaí paga
novembro
Os funcionários municipais de Itaguaí recebem nesta sexta-feira (10) o salário atrasado de novembro de 2016. Anteriormente previsto para o dia 20 de março, o vencimento foi antecipado pelo prefeito Carlo Busatto Júnior, Charlinho, que anunciou prioridade no pagamento dos servidores. A Prefeitura de Itaguaí irá depositar o salário integral de novembro. A dívida herdada com salários atrasados chega a R$ 65 milhões.
Prefeito prioriza
salários
Os atrasos incluem os salários de novembro e dezembro, além do 13º salário, férias e três meses dos Planos de Cargos e Salários (PCC) – são dois PCCs, um da Educação e outro do restante do funcionalismo municipal. Desde que assumiu a gestão, Charlinho tem priorizado o pagamento do funcionalismo municipal. O prefeito anunciou o calendário de pagamento para o primeiro trimestre com os salários de janeiro (quitado em 20/01) e fevereiro, que será depositado no próximo dia 23, além do salário de março previsto para o dia 30 do mês.
Inativos em dia
Em 26 de janeiro, a prefeitura pagou os benefícios de janeiro dos aposentados e pensionistas do município. Os vencimentos dos 756 aposentados e 192 pensionistas somam quase R$ 4,2 milhões. Pagamento dos inativos está em dia.
A coluna fica sem entender como prefeituras que vivem a mesma crise econômica de outras buscam soluções e quitam seus débitos com os trabalhadores e outras não.
Fica o exemplo a ser seguido pelos prefeitos caloteiros.
Alienação
parental
Atualmente tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 4488/2016 que criminaliza a prática da alienação parental. Adriano Dias, criador do Grupo Igualdade e fundador da ONG ComCausa, um dos defensores do projeto afirma: “esta lei tem que ser aprovada para a garantia de convívio sadio de milhares de crianças em todo pais”. “Entretanto, devemos ter todo empenho em esclarecer o que é a alienação parental e promover a aplicação da lei da guarda compartilhada”, complementa.
Debate sobre
o tema
A fim de debater o tema, além das consequências da alienação parental, a recente lei da guarda compartilhada, nesta sexta, dia 10, ao vivo, a partir das 16 horas, no programa ‘Ligação Direta’, da Diocese de Nova Iguaçu, na Rádio Catedral 106,7 FM, os temas serão discutidos pelo advogado João Bosco Filho, o médico Octávio Pavan, o assistente social Sandro Santos e a cientista social Fernanda Torres.
O que é SAP
Síndrome de Alienação Parental (SAP) é a situação na qual a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor. Nasce então
um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge. Neste processo vingativo, o filho (a) é utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao ex-parceiro (a). Os casos de SAP estão cada vez mais frequentes em nossos dias. Vale a pena conferir o programa de hoje na Rádio Catedral.