Diversão e Lazer – 24/02

Inocentes de Belford Roxo leva vilões para a Sapucaí

Integrantes da escola se revezam na quadra para que não haja nenhum atraso na entrega das fantasias 

Terceira escola a desfilar no sábado de carnaval, a Inocentes de Belford Roxo levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Vilões – o Verso do Inverso”, de Wagner Gonçalves.  O tema salientará os traços e perfis dos vilões, anti-herois, aldeões, anarquistas, incompreendidos e outros personagens. Disposta a sair do Grupo A para o Especial (onde desfilou em 2013 com um enredo sobre os 50 anos da imigração da Coreia do Sul no Brasil), a “Caçulinha da Baixada” irá para a avenida com 2.000 componentes. Nesta quinta-feira (23-02), a agremiação começou a entregar as fantasias dos componentes. De acordo coma diretoria, 80% foi doada.
Presidente da Inocentes de Belford Roxo, Reginaldo Gomes explicou que as fantasias foram confeccionadas em 10 ateliês de Belford Roxo, gerando assim, de abril a fevereiro, cerca de 500 empregos diretos e indiretos. “Aumentamos o número de componentes e este ano iremos com tudo para disputar o título. Nosso enredo é leve e fala dos vilões que o povo gosta. Nosso abre-alas será os Minions, do filme Meu Malvado Favorito”, salientou Reginaldo, ao lado da diretora de atelier, Maria da Penha,  destacando que a bateria terá 256 ritmistas para sacudir a Sapucaí.
Há nove anos na escola, a pedagoga e presidente da ala Fantasia e Picardia, Mercedes Miranda Cardoso, enalteceu o samba e a garra dos componentes. “Queremos voltar ao grupo Especial. A comunidade está pronta para o desfile e buscar o título”, concluiu.
Estimuladora de educação infantil, Naty Rosa está na Inocentes há 23 anos. Desde pequena ela ia para a quadra acompanhar a mãe Marinete, que era aderecista. Passista,  Naty mostra seu amor pela escola e, faltando poucos dias para o carnaval, passa o dia todo na quadra da agremiação, no bairro São Vicente. “A Inocentes é minha vida. Cresci aqui dentro e lembro que quando pequena cansei de dormir embaixo das mesas enquanto minha mãe costurava. Este ano vamos trazer o campeonato para Belford  Roxo”, disse Naty, enquanto posava com a fantasia da ala Fantasia e Picardia.
Em busca do acesso ao Grupo especial – são 14 agremiações e apenas uma sobe – a Inocentes, que completa 24 anos de existência no dia 11 de julho, terá pela frente as seguintes escolas: Acadêmicos do Sossego, Alegria da Zona Sul, Unidos do Viradouro, Império da Tijuca, União do Parque Curicica, Estácio de Sá, Acadêmicos de Santa Cruz, Acadêmicos da Rocinha, Acadêmicos do Cubango, Império Serrano, Unidos de Padre Miguel, Renascer de Jacarepaguá e Unidos do Porto da Pedra.

 

Grande Rio terá concurso de fantasia

O carnaval dos Saltimbancos vai animar o público no Shopping Grande Rio

Marchinhas, brincadeiras de salão, teatrinho e concurso de fantasia vão fazer a festa de crianças e adultos na programação de carnaval do Shopping Grande Rio. Além do projeto Domingo Encantado, com teatro temático às 15h, um animado baile de carnaval para todas as idades acontecerá nos dias 26 (domingo), 27 (segunda)  e 28 (terça) de fevereiro, às 16h. A entrada é gratuita e o evento acontece no corredor do cinema.
Com muita animação, as tradicionais marchinhas de carnaval embalarão a festa. Entre confetes e serpentinas, todos poderão cair na folia com muita alegria.
O melhor ainda está por vir! A criançada terá um motivo a mais para se fantasiar com seus personagens favoritos. Haverá um concurso de fantasia mirim onde o melhor e mais criativo traje do evento ganhará, pela CVC Turismo do shopping, um final de semana para desfrutar de bons momentos em Búzios com a família. O prêmio contempla transporte e estadia. O concurso será realizado nos dias de bailinho, 26, 27 e 28. Uma comissão de jurados composta por um lojista, um cliente e por um membro da administração, votará na melhor fantasia, atendendo aos quesitos criatividade, beleza, inovação e simpatia. As inscrições podem ser feitas na hora.
“A ideia é resgatar a alegria e a diversão dos bailinhos de Carnaval infantis como nos velhos tempos, com conforto e segurança, além de proporcionar aos moradores da região uma opção de entretenimento gratuita”, explicou a gerente do shopping, Vanessa Mourão.

Shopping aberto todos os dias
O Shopping Grande Rio abrirá todos os dias durante o período do Carnaval. No sábado (dia 25/02), o shopping funciona normalmente, das 10h às 22h. O cinema funcionará de acordo com as suas sessões. Já o hipermercado Extra opera das 8h às 23h e o Rio Poupa Tempo das 9h às 13h.
De domingo a terça-feira (de 26 a 28/02), as lojas funcionam das 13h às 21h e a Praça de Alimentação e Lazer, das 12h às 22h. Sendo que, na terça-feira, o horário é facultativo para as lojas. O cinema funcionará de acordo com as suas sessões. O hipermercado Extra abrirá das 8h às 23h e o Rio Poupa Tempo não funcionará.
Já na quarta-feira de Cinzas (1º março), lojas, alimentação e lazer abrem das 12h às 22h. O Hipermercado Extra funcionará todos os dias, das 8h às 23h, e o cinema funcionará nos horários de suas sessões.
O Shopping Grande Rio fica na Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti. Telefone: (21) 2430-5111.

 

Guia lista programação para gays no carnaval do Rio de Janeiro

Com uma programação de carnaval que inclui blocos, boates, restaurantes e até cinemas, o guia Rio Gay Life foi lançado este ano para listar lugares receptivos e festas segmentadas para homens homossexuais, público que foi recentemente mapeado como o principal turista Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) que visita o Rio na alta temporada.
Segundo uma pesquisa da Fundação Cesgranrio e do Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do Rio de Janeiro divulgada no início do mês, 75% dos turistas LGBT estrangeiros que visitam a cidade são homens, 70% têm nível superior e 55% vem da Europa. Para 70% desses turistas, o Rio de Janeiro é uma cidade gay friendly (amigável para homossexuais).
Com foco neste perfil, o jornalista Felipe Martins preparou o guia bilíngue, que deve ter uma tiragem de ao menos 1,5 mil exemplares e será distribuído na rede hoteleira de Copacabana e Ipanema, bairro apontado pela pesquisa como o preferido dos turistas homossexuais.
Aos 36 anos e com alguns carnavais no currículo, como ele mesmo brinca, Martins comemora que a programação cresceu nos últimos anos: “O guia acompanha esta evolução. Há dez anos, não daria pra fazer um guia com blocos por só existirem um ou dois. Felizmente, o problema agora é falta de papel pra colocar todos”, conta o jornalista, que apontou alguns como o Bunytos de Corpo, o Viemos do Egyto e a Banda de Ipanema. “E incluí o Toco-Xona, um bloco muito querido por mulheres lésbicas e pessoas trans”.
Por outro lado, ao entrar em contato com estabelecimentos que poderiam ser incluídos na lista, ele ouviu alguns “nãos”, inclusive de locais tradicionalmente frequentados por homossexuais. “A resposta que eu tinha era que não queriam ficar marcados por um público apenas. Mas a idéia do guia não é esta. É mostrar que você acolhe bem todos os públicos, incluindo o gay”.
Além do folder impresso, o guia terá também uma página no Facebook, onde serão incluídas mais recomendações.
O peso do turista LGBT no carnaval do Rio também já foi mapeado pela prefeitura. Uma pesquisa da Riotur e da Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual (Ceds) de 2014 apontou que 30% da renda obtida com o evento naquele ano veio de turistas LGBT, público que foi estimado 15% do total. O turista LGBT foi identificado como um perfil que gasta mais e permanece mais dias na cidade, e movimentou R$ 461 milhões naquele ano.
A pesquisa não foi repetida, mas, para este ano, a Ceds preparou ações direcionadas ao público LGBT, como o lançamento da campanha Rio+Respeito.

error: Conteúdo protegido !!