
Quem usa os transportes sobre trilhos para se locomover já sabe que planejar a viagem ficou mais fácil com a ajuda da internet. Para atender melhor os usuários, as concessionárias disponibilizam canais de comunicação mais eficientes, como os aplicativos para celular MetrôFácil e SuperVia, nas versões em português e inglês.
Informações sobre operações especiais, manutenção na via ou em estações, bem como outras atividades ou serviços nas instalações, também são divulgados pelas mídias sociais. Segundo a MetrôRio, em 2017, será mantida a estratégia implementada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, de usar ferramentas digitais para apresentar conteúdo sobre os grandes eventos da cidade e esquemas de funcionamento.
No início do ano, foram registrados mais de 100 mil downloads do App do metrô – disponível em inglês, como MetrôRio – Official Rio Subway –, nos sistemas Android e iOS. Por meio da ferramenta, é possível consultar mapas com as três linhas e 41 estações do sistema metroviário, pontos de integração com serviços como o Metrô na Superfície, trajetos e paradas. O usuário pode monitorar a localização de trens e estimar o tempo até o destino. Na página inicial, um link para informações também fica disponível.
Já a SuperVia, recebe sugestões, responde os clientes, compartilha dicas culturais e ações sociais pelas redes, de segunda a sexta, das 7 às 19h.
Desde 2012, as mídias sociais do MetrôRio têm ampliado a interação com os passageiros. São mais de 189 mil curtidas na página oficial do Facebook. Já no Twitter são mais de 168 mil seguidores, que podem acompanhar por lá atualizações mais recentes do metrô.
A SuperVia também está presente no Twitter com 80 mil seguidores; no Facebook, com 58 mil curtidas; Instagram; e Youtube.