
Fotos: Fernando Grilli/Riotur
O carnaval carioca ganhou a simpatia dos turistas estrangeiros. Em pesquisa realizada pela ESPM Rio, a pedido da Riotur, no Sambódromo, 94,2% de argentinos, norte-americanos, franceses, ingleses e portugueses, entre outros, informaram que pretendem retornar ao Rio de Janeiro. Destes, 17,4% querem voltar à cidade ainda em 2017 e 91,9% afirmaram que recomendariam a Cidade Maravilhosa a quem queira visitá-la. A pesquisa foi feita nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro e, pela primeira vez, a coleta foi realizada com dispositivos eletrônicos (tablets) que permitiam a transmissão dos dados em tempo real.
Segundo a pesquisa, os turistas estrangeiros deram destaque para a diversão noturna (nota 9,3), a hospedagem (8,6), os restaurantes (8,3) e o transporte público (7,9). As informações turísticas tiveram a média de 7,7. Segurança (6,4) e limpeza públicas (6,7) passaram raspando.
Na avaliação do Sambódromo, entre os itens mais bem avaliados estão sonorização (8,2), acesso ao setor (8), sinalização interna (7,9) e limpeza do setor (7,9). Empatados, a quantidade de banheiros e o conforto das acomodações tiveram nota 7,5. A alimentação teve nota 7,4. A qualidade (7,9) e o atendimento (7,8) foram os quesitos mais bem avaliados, enquanto os preços (6,8) e a variedade (6,9) foram os que receberam as notas mais baixas.
“Mais uma vez o Carnaval provou porque é o maior produto turístico do Rio. Nossa cidade encanta pela beleza natural, simpatia, povo hospitaleiro e, como não falar, o astral desta festa maravilhosa. A cidade se preparou para receber o turista e tivemos 1,1 milhão deles espalhados por praias, pontos turísticos, blocos, palcos e marques de Sapucaí. Este carnaval gerou para a cidade aproximadamente R$ 3 bilhões. Em apenas dois meses de gestão do prefeito Marcelo Crivella, promovemos uma linda festa para estes foliões apaixonados”, afirmou o presidente da Riotur, Marcelo Alves.
Ainda de acordo com a análise, em média, os estrangeiros optaram por ficar 10 dias na cidade. A maioria se hospedou em hotéis (65%). As outras opções de hospedagem foram os albergues (12%), casas ou apartamentos alugados (8%), apart hotel ou flat (7%), pousadas (5%), locais não especificados (2%) e casa de parentes (1%).
Segundo a pesquisa, 29% eram argentinos, 13% norte-americanos, 11% franceses, 6% ingleses, 5% portugueses, 5% mexicanos, 5% chilenos, 5% chineses, 4% peruanos, 4% belgas, 2% irlandeses, 2% australianos, 1% equatorianos, 1% venezuelanos, 1% alemães, 1% espanhóis, 1% austríacos, 1% italianos, 1% japoneses e 1% holandeses. Destes, 49,4% viajaram com os amigos, 25,9% com a família, 18,8% com o (a) companheiro (a), 4,7% sozinhos e 1,2% em excursão. 95% deles vieram ao Rio de avião e 5%, de navio.
Entre os turistas nacionais, 31% vieram de São Paulo, seguidos por 11% de Minas Gerais, 8% do Rio Grande do Sul, 7% do Paraná, 5% do Amazonas, 5% do Ceará, 4% de Santa Catarina, 4% da Bahia, 3% do Maranhão, 3% da Paraíba, 2% do Distrito Federal, do Espírito Santo, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. Pará, interior do Rio, Goiás, Sergipe, Alagoas e Mato Grosso tiveram 1% cada um de turistas no Rio de Janeiro. Deste total, 94,3% informaram que recomendariam a Cidade Maravilhosa para outras pessoas e 96,2% disseram que pretendem voltar, 56,5% informaram que querem retornar ainda em 2017.
Segundo a pesquisa, a avaliação dos turistas nacionais também deu boas notas à diversão noturna (9,2), hospedagem (8,7) e restaurantes (8,5), que foram os quesitos mais bem cotados, seguidos de transporte público (7,5), informação turística (7,4), segurança pública (6,6) e limpeza pública (6,5). Já na análise ao Sambódromo, destaque para sonorização (8,6), sinalização interna (8,4) e acesso ao setor (7,9). Limpeza do setor (7,6), quantidade de banheiros (7,2) e conforto das acomodações (7,2) foram os quesitos com notas mais baixas.