Praça Santos Dumont recebe atividades culturais gratuitas

Espaço, que ficou abandonado nos últimos anos, é a aposta da nova gestão da Cultura

A Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu, lança no sábado (11), o projeto “Praça Viva”. A primeira edição será realizada na Praça Santos Dumont e começa às 16h. A programação conta com música, espaço de leitura, poesia, teatro, recreação, plantio de mudas, brechó, oficinas, contação de histórias e palco aberto ao público.
A Coordenadora do projeto e Diretora de Ações e atividades Culturais da Secretaria, Janaína Tavares, aposta numa metodologia baseada na experiência do arquiteto Paulista Edgard Gouveia, que utiliza como alicerce o lúdico, rápido e sem botar a mão no bolso. “Estamos apostando na ocupação das praças públicas como a construção de um novo imaginário de Cidade, estabelecido a partir da convivência e amor.” explica Janaína. “O segredo para fazer esse projeto acontecer é a cooperação entre poder público e sociedade civil”, resume.
O Secretário de Cultura, Juarez Barroso, pretende estender o projeto levando essas atividades a todas as praças do município “o desafio é dar mais vida às praças e pertencimento aos moradores do bairro.” explica. Para Barroso, é possível minimizar à violência através da cultura, para exemplificar como isso é possível, ele se espelha em duas Cidades de países diferentes da América Latina, onde a experiência deu certo. Medellín, na Colômbia, e Ciudad Juárez, no México, onde os índices de homicídios caíram 85% e 93,6%, respectivamente, nos últimos 15 anos. “Nosso objetivo é ressignificar os espaços públicos e deixá-los nas mãos da sociedade civil e da classe artística.” resume.
Moradores do bairro aprovam a iniciativa.  Para Rose Amorim, vizinha da praça há 33 anos, o projeto faz todo sentido. “Estamos ansiosos para ver nossa praça com atividades artísticas. É triste vê-la cinza e palco de violência e abandono”, diz. “Temos muito medo de circular por aqui, principalmente à noite”, completa.

error: Conteúdo protegido !!