Dia Internacional da Mulher de luta e programação especial

Na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, o Coral da Terceira Idade da Dom Walmor deu início às comemorações pelo Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é importante para lembrar as conquistas femininas e também conscientizar sobre a luta das mulheres, que ainda está longe de terminar. A busca por mais igualdade, respeito, dignidade e empoderamento precisa ser diária e constante. A data ganha programações variadas no planeta, no Brasil e na Baixada Fluminense.
Este ano a celebração também será marcada com mobilizações referentes a Greve Internacional da Mulheres, que está sendo organizada em pelo menos 50 países em prol dos direitos femininos e uma sociedade mais justa. No Brasil, atividades relacionadas à greve internacional, apelidada de 8M Brasil em alusão à data da convocação, estão sendo organizadas em 60 cidades brasileiras.
No Rio grupos organizados irão se unir hoje para um ato contra o fim da previdência (PEC 287) e o desmanche das leis trabalhistas impostos pelo atual governo federal.  A concentração da manifestação está marcada para as 16h, na Candelária, no Centro do Rio.  Os manifestantes devem andar até a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Na Baixada Fluminense, a população poderá participar gratuitamente de várias atividades especiais alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Confira a programação das cidades da região, que reúnem serviços e atendimentos gratuitos em diversas áreas, como saúde, jurídica, beleza, educação, além de manifestações, palestras e atividades culturais.

Nova Iguaçu
Ø  Grupos de mulheres de Nova Iguaçu e de várias cidades da Baixada Fluminense prometem participar hoje da Greve Internacional das Mulheres. Ao lado do Movimento Ni Una Menos pretendem ocupar as ruas de Nova Iguaçu contra a Reforma da Previdência e Trabalhista, contra a violência doméstica, feminicídio e a cultura do estupro. A concentração esta marcada para as 16h, na Praça de Direitos Humanos, no Centro de Nova Iguaçu.

Ø  A Câmara de vereadores de Nova Iguaçu realiza hoje uma sessão especial, com o tema “O Resgate da História da Mulher na Política”. O destaque fica por conta da importância do “empoderamento” feminino na política da cidade. Na Casa Legislativa passaram 11 vereadoras e todas serão homenageadas, assim como algumas mulheres de diferentes segmentos sociais. Renata da Telemensagem é a única vereadora na atual gestão. A cerimônia inclui apresentações culturais. O evento é aberto ao público e começa às 18h no plenário da Câmara, que fica na Rua Prefeito João Luiz do Nascimento, 38, Centro.

Ø  A programação da Prefeitura para celebrar o Dia Internacional da Mulher iniciou ontem com a campanha ‘Mulheres em Movimento’ e contará com atividades gratuitas de cultura, lazer e saúde até o dia 26. Hoje, das 9h às 14h, oficinas de artesanato e serviços de saúde, como testes de glicose, de tipagem sanguínea e de alergia, além de aferição de pressão arterial e aplicação de flúor serão oferecidos na Praça Rui Barbosa, no Centro. No final da tarde, às 17h, acontecerá o debate “Mulheres Iguaçuanas: Igualdade e Respeito”, na Casa de Cultura, também no Centro. Amanhã, dia 9, a Casa de Cultura ganhará cenário especial para o “grande encontro com a arte feminina”. Das 18h30 às 21h30, o evento reunirá exposição fotográfica, performances, cinema, teatro, música, dança e poesia. No dia 18 serão realizadas atividades recreativas e oficinas de artesanato, na Praça do Km 32, no bairro Km 32. A mesma programação acontecerá no dia 26, na Praça de Tinguá. O horário dos eventos é das 9h às 14h.

Ø  A terceira edição da Semana da Mulher da UFRRJ- Nova Iguaçu será realizada entre os dias 27 e 31 de março. A programação prá lá de especial, feita totalmente por mulheres e para mulheres, é extensa e agrega atividades culturais, cinedebates, palestras e rodas de conversas. Essas com temas variados, que irão abordar questões sobre a mulher negra: representatividade, empoderamento e lutas; direitos das mulheres e mulheres tranvestigêneros; maternidade: relacionamentos abusivos; e prostituição e exploração de mulheres, entre outros assuntos. O evento será encerrado com o Baile da UFRRXOTA. A UFRRJ – Campus Nova Iguaçu fica na Av. Governador Roberto Silveira, s/n, Moquetá. Mais informações pelos telefones 2669-0817/0815

Duque de Caxias
Ø  As atividades gratuitas promovidas pela Prefeitura de Duque de Caxias se concentram hoje na Praça do Pacificador, no Centro, das 9h às 17h. Serão realizados shows, exposições, oficinas e palestras, que reúnem temas como “Violência contra a Mulher e Lei Maria da Penha”, “Serviço de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência” e “Enfrentamento da Violência Doméstica/Homens pelo fim da violência contra a mulher”. Os diálogos serão no espaço da Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, onde terá também serviço de atendimento jurídico. O público ainda poderá participar de oficinas de confecção de fuxico e ímãs de geladeira, poesia, pintura e dança. As expressões culturais de teatro e música ficarão por conta do Grupo Flor do Mamulengo, da cantora Liana e convidados. O encerramento do evento ficará com a bateria do GRES Acadêmicos do Grande Rio.

São João de Meriti
Ø  O Dia Internacional da Mulher será lembrando hoje pela Secretaria Municipal de Cultura de São João de Meriti na Praça dos Três Poderes, em Vilar dos Teles. Serão oferecidos serviços e atendimentos nas áreas da saúde, jurídica, entretenimento e beleza. O evento começa às 10h.

Nilópolis

Em Nilópolis a semana da mulher começou na segunda-feira (6) com ação social no Calçadão da Avenida Mirandela

Ø  A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Nilópolis celebra durante toda esta semana a data especial. A programação de hoje inicia com uma missa em Ação de Graças, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Centro, às 8h. Ás 10h acontece a Caminhada das Mulheres, na Avenida Mirandela. A Casa da Mulher Nilopolitana abre amanhã (9), às 9h, com espaço para Design de Sobrancelhas (Kathlen Oliveira), Papo de Divas, (blogueira e maquiadora Ingrid Costa) e Exposição das Mães e Amigas de Nilópolis. No mesmo local, as atividades desta sexta-feira (10) reúnem a Exposição das Artesãs da Casa da Mulher e palestras. A primeira é motivacional e acontecerá às 14h, com o Coach Marcelo Antunes. A segunda é sobre Empreendedorismo, com Dayse Ribeiro, às 15h30.  A Casa da Mulher Nilopolitana fica na Rua Antônio João Mendonça, 65, Centro, ao lado do antigo viaduto. Mais informações pelo telefone 2691-6887.

Japeri
Ø  Hoje em Japeri, o dia começa com uma grande ação social na Praça Olavo Bilac, no Centro de Engenheiro Pedreira. Das 9h às 12h serão oferecidos para a população orientações sobre programas sociais, serviços de beleza e de saúde. Recreação, oficinas e shows também fazem parte da programação do Dia Internacional das Mulheres.

Queimados
Ø  Em Queimados, a data é celebrada hoje com três eventos praticamente simultâneos. Na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, o cantor Serginho Louzada abre às 9h a programação, que segue até as 13h. No local serão oferecidos serviços de saúde, incluindo coleta de preventivo, marcação de ultrassonografia de mama e mamografia, além de apresentações de teatro e dança do ventre.
No Centro de Artes e Esportes Unificado (São Roque) as atividades ocorrem das 10h às 17h e integram serviços na área da saúde, oficinas de maquiagem, cadastro do Programa Bolsa Família, atendimento psicossocial (CRAS) e jurídico, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis  com distribuição de preservativos (masculino e feminino),exposição e comercialização de Artesanato , peça teatral com Marcos Pinheiro, dança de salão, zumba e diplomação da mulher mais idosa do evento.
Já no Centro de Tratamento para a Hipertensão e Diabetes (CETHID), na Vila Pacaembu as ações serão das 10h às 14h. Aqui será oferecido ao público apresentação do Coral Superação CETHID, palestras, coleta de preventivo e alongamento.

Belford Roxo
Ø  Na cidade de Belford Roxo a Câmara Municipal de Vereadores realizará hoje uma sessão solene para homenagear as mulheres. Enquanto a prefeitura do município realizará de amanhã (9) até o final do mês uma programação especial alusiva a data. A abertura das atividades iniciará às 8h30 na Clínica da Mulher (Rua Lúcia, Centro). No dia 14 será realizada uma Carreata do centro de Belford Roxo até Santa Amélia. A concentração acontecerá em frente à casa da Passagem, Centro, às 14h.
No dia 18, as mulheres ganham momento de beleza e oportunidade para emissão de segunda via de documentos. As ações serão na Assembleia de Deus Jeová Rafa, na Rua Crelsa de Lima, 92, em Nova Aurora, às 9h.
Aulas de Zumba serão ministradas nos dias 23,Praça de Heliópolis, às 18h, e 27 no CRAS-Xavantes, às 13h ( rua Felipe Antonio Lopes Pinto). No dia 29, a Casa de Passagem, às 13h (rua Itaiara, 176, Centro) oferecerá palestra, aula de defesa pessoal,brindes e lanches, às 13h. Já no dia 30 aulas de Zumba e de defesa pessoal acontecerão às 9h, na Assembleia de Deus Jeová Rafa, da Rua Tiúba, 105, Heliópolis.

Dia 8 de março: produzam sem nós

“Se nossas vidas não importam, que produzam sem nós”. Esta é a máxima da Greve Internacional de Mulheres em prol dos direitos femininos no 8 de março, Dia Internacional da Mulher.  No Brasil, as bandeiras de luta contra a Reforma da Previdência e Trabalhista e pela Vida da Mulher, se somam às campanhas internacionais para hoje e ficará registrada na história a Greve Internacional de Mulheres (GIM)/The International Women’s Strike (IWS)/Paro Internacional de Mujeres (PIM). Nem uma mulher a menos, nenhum direito a menos. O chamado coletivo é para todas as mulheres. Participe.
Não consumir – As mulheres são, segundo pesquisas, o maior público consumidor do mundo. Um dia sem compras possui um impacto significativo na economia em geral, lembrando ao governo e as empresas de todo o poder de compra feminino.
Use as redes sociais – Com o poder da internet  atualmente, uma das melhores maneiras de espalhar suas ideias é através do seu perfil no Twitter, Facebook ou Instagram, por exemplo. Compartilhe ideias, textos, desafios e matérias a respeito de assuntos que empoderem as mulheres.
Use uma peça de roupa nas cores lilás, violeta ou roxo. Pode ser até um acessório dessa cor!
Coloque uma bandeira nas cores lilás, violeta ou roxo na sua janela.
Não realize tarefa doméstica- Além de trabalhar fora, a maioria das mulheres ainda enfrenta jornada dupla ao chegar em casa, precisando realizar inúmeras tarefas domésticas. No dia 8 de março, não lave, não passe, não cozinhe, não limpe. Deixe estas responsabilidades para os homens da casa.
Pare durante a Hora M, algumas cidades brasileiras decidiram parar entre as 12h30 e 13h30. Nessa hora, reúna-se para com suas colegas para falar sobre as desigualdades que afetam as mulheres.
Saia às ruas para protestar junto às outras mulheres.
Para saber mais, acesse o site do 8M Brasil.

Por: Ana Paula Moresche (amoresche@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!