Dependência emocional é tema de palestra em evento do PMDB-Mulher de Belford Roxo

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e foi bastante prestigiada pela comunidade local
Foto: Rafael Barreto/ Divulgação

O PMDB – Mulher de Belford Roxo realizou na sexta-feira (10), na Câmara Municipal, um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O ponto alto foi a palestra “Dependência Emocional: seus Efeitos e como Reconhecê-la”, proferida pela pedagoga Rejane Romero. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que Belford Roxo ocupa o quarto lugar com o maior número de violência doméstica, perdendo apenas para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.
Com 30 anos atuando como pedagoga da Marinha do Brasil, Rejane Romero explicou que os tipos de violência mais comuns contra a mulher são: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. “A vida a dois é muito difícil, mas a mulher não deve se calar, pois a cada sete minutos uma sofre um tipo de violência no Brasil. A Lei Maria da Penha foi instituída para frear os abusos de alguns homens”, concluiu.
Condenando qualquer tipo de atitude machista, a primeira-dama de Belford Roxo e Secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, destacou que o município evoluiu na participação feminina na politica, elegendo cinco vereadoras na última eleição. “Precisamos de mais mulheres atuando nesta área. Mas, estamos avançando aos poucos. A mulher é diferente, pois tem o dom de gerar uma vida e executar diversas tarefas ao mesmo tempo. Na campanha do meu marido (prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho) fui às ruas pedir votos e ouvi muitos comentários preconceituosos contra as mulheres, mas soube superá-los”, finalizou.
Presidente do PMDB – Mulher, Alessandra Balbino revelou que ainda não há catalogado o número da violência contra a mulher no município. Os números são apenas os do Instituto de Segurança Pública (ISP). Citando mulheres de destaque no cenário estadual, Alessandra lembrou de Alzira Soriano, primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina, em 1928, em Lajes (Rio Grande do Norte) e a deputada estadual Marta Rocha, que dirigiu a Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (Dpam) e comandou a Chefia de Polícia Civil no Rio de Janeiro.
Alessandra Balbino ressaltou que o Brasil é o quinto país do mundo em violência sexual: são 138 estupros por dia. Segundo ela, com a implantação da Lei Maria da Penha, em 2006, a situação vem melhorando, acabando aos poucos com a “invisibilidade” de casos. “A Implantação das Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs) e dos centros de referência (que oferecem apoio psicológico e jurídico) ajudaram a diminuir os casos. Porém, a mulher deve sempre denunciar qualquer tipo de agressão”, concluiu a presidente do PMDB-Mulher de Belford Roxo.
Presidente do PMDB de Belford Roxo, o secretário municipal de Articulação Política, Algacir Moulin, fez um rápido balanço sobre a situação da mulher e lembrou que existem cerca de 30 mil processos de violência contra a mulher abertos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. “Qualquer tipo de violência contra a mulher é condenável”.
Participaram ainda do evento a vereadora Enira Ranuzia e integrantes do PMDB – Mulher e do diretório municipal do PMDB de Belford Roxo.

error: Conteúdo protegido !!