Subsecretário preso em operação ligada à Lava Jato é exonerado no Rio

Velloso (foto) e o diretor da Rio Trilhos, Heitor Lopes de Sousa Junior, estão presos desde terça-feira (15) no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/Youtube

O subsecretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Velloso, foi exonerado ontem (15), um dia depois de ser preso pela Polícia Federal em um desdobramento da Operação Lava Jato. O ato foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado.
Além de Velloso, o diretor da Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (RioTrilhos), Heitor Lopes de Sousa Júnior, também foi detido na terça. Ambos são suspeitos de terem participado de um esquema de corrupção na construção da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro.
De acordo com a Polícia Federal, Velloso e Heitor Lopes participam de um grupo criminoso responsável pela cobrança de propina e lavagem de dinheiro em obras que incluem a Linha 4, que liga Ipanema à Barra da Tijuca.
Essa etapa da Lava Jato foi aberta por ordem do juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio e tem como base o acordo de leniência da Carioca Engenharia.
Segundo o acordo, o esquema de corrupção que existia na Secretaria de Obras do Rio de Janeiro – com a cobrança de propina das empreiteiras envolvidas em contratos bilionários de obras civis – se repetia na Secretaria de Transporte.
Os dois presos seriam encarregados de procurar empreiteiras para executar obras, cobrando vantagens indevidas. Eles foram indiciados por corrupção e lavagem de dinheiro. A investigação apura a entrega de R$ 5,4 milhões em propina, de 2010 a 2013, para empresas de Heitor Lopes.
A principal forma de esconder a propina era a criação de aditivos que aumentavam os custos de projetos e alteravam o escopo técnico das obras.
>> Operação Tolypeutes – A Operação Tolypeutes é uma fase da Lava Jato no Rio de Janeiro e conta com a parceria do Ministério Público Federal e da Receita Federal. O nome da operação foi inspirado no Tolypeutes (nome científico do gênero das espécies de tatu-bola), em uma referência ao “Tatuzão”, equipamento utilizado nas escavações das obras do metrô.

error: Conteúdo protegido !!