Nova Iguaçu: Esmuti receberá melhorias

A palestrante Rejane Souza Silva falou sobre a importância de cuidar da saúde emocional dos idosos
Foto: Alziro Xavier

O Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu (Esmuti) ganhará novas atividades educativas e passará por reformas na infraestrutura. A novidade foi anunciada pelo prefeito Rogerio Lisboa durante um encontro realizado na manhã de ontem na sede da instituição, no bairro da Luz. Na ocasião, cerca de 160 pessoas participaram da palestra “A Saúde Emocional da mulher na terceira idade”, evento que fez parte das programações da prefeitura em comemoração ao Dia Internacional da Mulher através da campanha “Mulheres em Movimento”.
A primeira medida anunciada será o retorno imediato das aulas de informática, suspensas desde o ano passado. “A prefeitura tem como foco atualizar o salário dos servidores. Encontramos três folhas de pagamentos deixadas em débito pela gestão passada. Mas apesar disto, é preciso dar atenção especial a este espaço, tão importante para seus usuários. Aqui eles encontram acolhimento, carinho e respeito”, afirmou o prefeito. Também participaram do encontro o secretário de Assistência Social, Alexandre Alverca, o coordenador do Esmuti, Carlos Alexandre, Mirian Magali, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Nova Iguaçu, entre outras autoridades.
Segundo a psicóloga, Rejane Souza Silva, palestrante do dia, cuidar da saúde emocional dos idosos é uma das principais formas de prevenção para evitar doenças. “É preciso olhar para terceira idade na percepção de manter o equilíbrio emocional deles, com a mente sempre em movimento para que o corpo reaja bem as mudanças desta fase”, garante.
Aos 65 anos, a aposentada Diva Fernandes Camara costuma frequentar diariamente o espaço. “Aqui é minha segunda casa. É meu porto seguro, onde faço amigos todos os dias e me sinto bem. Saber que o poder público passará a cuidar melhor de nós é muito bom”.

error: Conteúdo protegido !!