Estudantes da rede estadual realizam intercâmbios

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Hoje, a Região Metropolitana tem cinco unidades, que contemplam os seguintes idiomas: Espanhol, Inglês, Francês, Mandarim e Turco
Fotos: André Gomes de Melo

A Secretaria de Educação começou a implantar, em 2014, o modelo de colégios estaduais interculturais – unidades que, além do Ensino Médio regular, focam na proficiência em uma língua estrangeira. Hoje, a Região Metropolitana tem cinco unidades, que contemplam os seguintes idiomas: Espanhol, Inglês, Francês, Mandarim e Turco. Os alunos aprendem sobre a cultura de outro país e ainda podem ter a oportunidade de fazer intercâmbios. Alguns exemplos mostram como essa metodologia educacional é capaz de derrubar barreiras linguísticas e socioculturais.
Com 18 anos, Alana Raquel da Silva Lino foi uma das selecionadas para conhecer a França e conviver com alunos locais, no início deste ano. Estudante do Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França, em Niterói, ela obteve a premiação por ter tirado a melhor nota na prova de proficiência em nível avançado. A unidade escolar funciona por meio de convênio entre o Estado e a Académie de Créteil, com apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.
“O prêmio foi o ápice! Como tudo sempre foi difícil para mim, me dediquei para fazer valer a pena o esforço de todos os dias me deslocar entre Curicica e Niterói: de ida e volta gastava, em média, 5 horas e meia. Além disso, minha mãe me criou com muito sacrifício. Pela minha origem humilde, nunca tive esperança de que um dia conheceria outro país”, contou Alana.
O intercâmbio contemplou outros 20 alunos da mesma escola, mais três professores (dois de Francês e um de Artes) e a diretora do Ciep. A partir da experiência em Paris, Noisy-Le-Grand e Gagny, o grupo produziu um documentário audiovisual. Foram duas semanas intensas de aprendizado, sendo uma delas com a família tutora e outra em alojamento disponibilizado em um colégio.
Alana, que ficou encantada especialmente com a Cidade Luz, terminou o Ensino Médio e está à procura de emprego – de preferência onde possa usar seus conhecimentos de língua estrangeira. Enquanto isso, faz cursos preparatórios para ingressar na universidade, para fazer Letras – Português-Francês.
As viagens de quatro horas entre Belford Roxo, onde mora, e Macaé, para as etapas de seleção de um intercâmbio nos Estados Unidos, não desanimaram Lucas Martins Carvalho, que concluiu o Ensino Médio em dezembro, no Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu. A viagem que viria a seguir valia todo o esforço: ele ganhou a tão sonhada bolsa de estudos Global Citizens of Tomorrow (Cidadãos Globais do Amanhã) para estudar na New Trier Township High School, na região de Winnetka, em Chicago.
Na escola norte-americana, ele cursou um ano do Ensino Médio, entre agosto de 2015 e agosto de 2016. Lucas foi o único selecionado entre estudantes do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo.
“O que vivi em Chicago me mostrou a importância de se ter uma comunidade unida para provocar mudanças pacíficas. Hoje, além da bagagem cultural e da habilidade de reconhecer as diferenças em cada cultura, encontrei uma motivação: despertar em outros jovens a vontade por mudança”, afirmou Lucas Carvalho.
Quando soube que ia inaugurar uma escola bilíngue na Baixada Fluminense, Lucas ainda não imaginava que ali seria sua grande chance de transformação. No colégio, que é fruto de convênio entre a Secretaria de Educação e a Superintendência de Escolas Públicas do Condado de Prince George, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, o inglês se tornou uma ferramenta para ver sob nova perspectiva os potenciais de sua comunidade e dos estudantes da rede pública, além de enxergar na Educação o caminho para mudanças sociais.
“Estudar em uma escola bilíngue é aprender estando imerso em dois mundos ao mesmo tempo”, disse Lucas.
Em setembro do ano passado, 19 alunos do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, em Niterói, participaram do evento Summer Camp, na China. Eles realizaram atividades esportivas e culturais nas cidades de Baoding, Beijing e Shijiazhuang. O intercâmbio, que durou 15 dias, aconteceu por meio de parceria entre a escola, o Instituto Confucius, a PUC-Rio e a Universidade de Hebei.
Os alunos que viajaram fazem parte do time de futebol da unidade, e foram selecionados após passarem por entrevista e prova de proficiência em Mandarim. Os professores Diogo Pinheiro, de Inglês, e Joseni Cabral, de Educação Física, acompanharam o grupo.

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