Down tem atenção especial em Guapimirim

Alunos com Síndrome de Down têm aulas em classes especiais
Foto: Bruno Grosman

Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Dia criado para chamar a atenção da sociedade da importância da inclusão. A Prefeitura de Guapimirim trabalha para mostrar que a maior limitação é o preconceito. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação readequou e estruturou quatro salas para classes especiais e cinco salas de recursos, que juntas atendem inúmeros alunos portadores de necessidades especiais.
Nesses espaços os alunos participam de oficinas educativas que ajudam em seu desenvolvimento cognitivo, intelectual e social, sempre acompanhados de profissionais especializados: fisioterapeutas, psicomotricistas e assistentes sociais.
A Secretária de Educação Cecília Pais, aproveita o momento para reafirmar que a ótica de toda política educacional de Guapimirim é garantir a ampliação de direitos.
”De acordo com a convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), temos que construir um sistema educacional inclusivo. O aluno com deficiência tem direito à matrícula na escola regular e ao atendimento educacional especializado de forma suplementar. Estamos trabalhando,organizando nossa rede,queremos avançar do ponto de vista da qualificação dos professores, das escolas, da melhoria da acessibilidade, da infraestrutura de tecnologias assistivas e ampliar o diálogo com as famílias. Só faremos um bom trabalho, sem interrupção da trajetória educacional, de uma maneira bem articulada com todos esses agentes”, conclui a secretária.

error: Conteúdo protegido !!