Diversão e Lazer – 22/03

Sated/Rio promove Ciclo de Leituras Dramatizadas

Abertura do Ciclo de leitura, na sexta-feira (18). Peça “Não existem níveis seguros para o consumo destas substâncias”
Foto: Luiz Alberto

O Sindicado dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro deu início, semana passada, ao “Sated Rio em Ação” 2017. O Ciclo de Leituras Dramatizadas, esse ano com o tema “Jovens Dramaturgos da Cena Carioca”, faz parte da programação do projeto. Nesta quarta-feira (22), o Teatro Glaucio Gill, da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ, recebe “Norma”, peça de Dora Castellar e Tonio Carvalho, que também dirige a encenação. O evento, com entrada franca, começa às 18h.
A peça, dramatizada pelos atores Risa Landau e Joaz Perez, discute intolerância e solidão. Norma é uma mulher de mais ou menos 50 anos, amargurada, que vive sozinha em um apartamento. Renato, por sua vez, é um jovem que ainda não chegou aos 30, ex-inquilino do imóvel, que resolve visitar o local em busca de boas lembranças. O encontro dos dois personagens, repleto de esperanças e frustrações, é o mote de “Norma”.
Na abertura do “Sated Rio em Ação”, na última sexta-feira (17), o público prestigiou a leitura “Não existem níveis seguros para o consumo destas substâncias”. Com autoria de Daniela Pereira Carvalho e direção de Sérgio Fonta, o texto foi lido pelo elenco: Deo Garcez, Luisa Maldonado, Allan Pellegrino, Nina Reis, Sergio Fonta e Tessy Callado. O evento foi realizado no auditório do próprio Sindicato.

7ª edição

Essa já é a sétima edição do “Sated Rio em Ação”, que busca promover manifestações culturais e gerar renda e oportunidade para artistas e técnicos do interior do estado e da capital, que estão fora do mercado de trabalho, demonstrarem seus talentos. Segundo o presidente do Sated/Rj, Jorge Coutinho, o vento é importante para incentivar e valorizar a categoria.
“O projeto representa o incentivo e a valorização para as categorias e as produções culturais em nosso estado, por expressar o reconhecimento do Sindicato aos esforços dos muitos trabalhadores artistas e técnicos. O objetivo é tornar a arte cênica mais digna e respeitada no seio da sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, fazer desta um meio gerador de riqueza para o país.”
Para quem não pode comparecer à primeira peça, não precisa se preocupar, pois ainda faltam nove apresentações do Ciclo de Leitura Dramatizadas. Confira!

Programação ciclo de leituras dramatizadas
(Tema: Jovens Dramaturgos da Cena Carioca)

“Norma”
Autor: Tonio Carvalho
Direção: Tonio Carvalho
Local: Teatro Glaucio Gill
Dia: 22/03
Horário: 18h

“Rua Feliz Lembrança”
Autor: Sergio Fonta
Direção: João Fonseca
Local: Teatro Glaucio Gill
Dia: 23/03
Horário: 18h

“Todas as Histórias de Amor São Tristes”
Autor: Joaquim Vicente
Direção: Joaquim Vicente
Local: Teatro Glaucio Gill
Dia: 24/03
Horário: 16h

“Dani Night”
Autor: Michelle Ferrúcio
Direção: Michelle Ferrúcio
Local: Teatro Glaucio Gill
Dia: 29/03
Horário: 18h

“Cara de Cavalo”
Autor: Pedro Kosovsky
Direção: Marco André Nunes
Local: Teatro Glaucio Gill
Dia: 30/03
Horário: 15h

“Tudo o que a gente espera é que não saiam mudando os pontos de ônibus de lugar”
Autor: Rafael Cal
Direção: Rafael Cal
Local: Teatro Glaucio Gill
Dia: 30/03
Horário: 18h

“Apaixonadamente Chiquinha Gonzaga”
Autora: Eva Procter
Direção: Lula Bastos
Local: Auditório do Sated/RJ
Dia: 31/03
Horário: 18h

“A Incrível confeitaria do sr. Pellica”
Autor: Pedro Brício
Direção: Pedro Brício
Local: Auditório do Sated/RJ
Dia: 03/04
Horário: 18h

“A Corrente de Aléia”
Autor: Ribamar Ribeiro
Direção: Ribamar Ribeiro
Local: Auditório do Sated/RJ
Dia: 07/04
Horário: 18h

 

Opção de lazer infantil no Grande Rio

O Parque Play City volta ao Shopping Grande Rio para trazer mais diversão a toda a família. O parque itinerante funciona no estacionamento do shopping de terça a sexta-feira, a partir das 18h, e aos sábados, domingos e feriados, a partir das 16h.
Com várias atrações para adultos e crianças, como o Playground, Trem Fantasma, Music Express, Crazy Dance, Autopista, entre outros, o parque agora traz uma novidade: a roda gigante panorâmica. Além disso, os pequenos poderão se divertir no fusca, trenzinho, rena, caminhão, avião, cama elástica, carrossel e a moto.
Com 50 anos de experiência no mercado de diversão e entretenimento, o Play City é, atualmente, o maior parque itinerante do Brasil. A gerente de Marketing do shopping, Vanessa Mourão, comenta que esta é uma ótima oportunidade para reunir todas as gerações da família. “É a quinta vez que trazemos o Play City para o shopping, pois percebemos que é uma ótima opção de lazer para a família, já que oferece brinquedos para todas as idades. É sucesso garantido.”, conta.
Cada ingresso por brinquedo para o Play City custa R$6, mas quem quiser se divertir em um maior número de atrações do parque, poderá utilizar o passaporte de tempo integral, que está em promoção para todos os usuários, no valor de R$50. O horário de funcionamento da bilheteria será o mesmo do parque.

Secretaria de Cultura seleciona novos projetos
A Secretaria de Cultura, em conjunto com a Funarj (Fundação Anita Mantuano de Artes), seleciona projetos para a programação regular dos teatros da rede estadual, relativa ao segundo semestre de 2017, até o início de abril.
A programação inclui os teatros Gláucio Gill, Arthur Azevedo e Armando Gonzaga, além do Teatro Laura Alvim e o Espaço Rogério Cardoso/Porão, da Casa de Cultura Laura Alvim. As inscrições podem ser feitas com o preenchimento dos formulários de Cadastro do Proponente e Cadastro do projeto, disponíveis no portal da Funarj (www.funarj.rj.gov.br), até as 18h do dia 3 de abril.
Esta é a terceira edição de seleção pública para composição da programação desses espaços, mantendo-se o objetivo de colaborar com a política de transparência e democratização do acesso de artistas e produtores aos equipamentos públicos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A meta é também criar um banco estadual de artistas e grupos através do cadastramento de dados e difundir o fazer das mais diversas artes em espaços cênicos.
Na chamada pública, serão selecionados espetáculos inéditos ou estreados. Todos os teatros poderão receber espetáculos de teatro, circo e dança. Os teatros Armando Gonzaga e Arthur Azevedo receberão shows de música.
O edital será aberto a pessoas jurídicas (produtoras, associações de classe, cooperativas, entidades, grupos ou coletivos de artistas, entre outros) e pessoas físicas, que tenham trabalho comprovado na área de artes cênicas, há um ano.
A seleção é realizada por comissão mista, que tem sete técnicos da Secretaria de Cultura e da Funarj e duas pessoas da sociedade civil com especialização na área cultural. Os critérios se baseiam na relevância artística, adequação da proposta ao espaço cênico, estratégias de ampliação de divulgação, entre outros.

 

Curso de iniciação ao teatro em N. Iguaçu
Até dia 30 de março estarão abertas as pré-inscrições para o curso de iniciação ao teatro, na Unidade Sesc Nova Iguaçu. O objetivo é atender pessoas a partir de 16 anos, interessadas em ter uma primeira experiência com a linguagem cênica, sem haver necessidade de qualquer contato prévio com a mesma.
Durante o curso, os interessados terão acesso a várias técicas como: criação em possibilidades corporais, criação em linguagem gestual e os jogos lúdicos, expressão vocal e suas possibilidades. Os alunos também vão aprender sobre expressão vocal, sonoridade e improvisos cênicos, jogos teatrais e a identificação dos elementos constitutivos.
As aulas serão ministradas todas as quartas-feiras, das 18h às 21h, no Teatro Sesc Nova Iguaçu. As aulas começam dia 5 de abril e vão até dezembro. O curso é totalmente gratuito. Os interessados devem fazer a pré-inscrição no endereço eletrônico wilkerpaulo@sescrio.org.br

error: Conteúdo protegido !!