Diversão e Lazer – 23/03

Correio da Lavoura faz 100 anos

O editor Robinson Azeredo, neto do fundador, comanda o semanário ao lado do filho

O Correio da Lavoura, mais antigo jornal de Nova Iguaçu e também um dos que circula há mais tempo em todo o Rio de Janeiro, completa, nesta quarta-feira (22), 100 anos de fundação. O Jornal de Hoje não poderia deixar de homenagear e parabenizar a toda equipe editorial do Correio da Lavoura, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelas empresas do setor, se mantém de pé há um século.
Ao longo de todo esse período o semanário informou os principais acontecimentos que marcaram a história de Nova Iguaçu e de toda Baixada Fluminense. Pela redação do veículo já passaram profissionais de destaque na imprensa da região, entre eles o fundador do Correio, Silvino Hipólito de Azeredo, Arthur Cantalice, Sérgio Fonseca e tantos outros marcos da história e da cultura iguaçuana. Destaque também para o atual editor do Correio, Robinson Azeredo, 73 anos, neto do fundador, e que conta com ajuda do filho Vinícius Azeredo no comando do jornal.
Para marcar a data será celebrada nesta quarta-feira uma missa em ação de graças, às 19h, na Catedral de Santo Antônio. No próximo dia 30, às 11h, o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, fará uma homenagem da prefeitura, inaugurando uma placa comemorativa do centenário na Praça Silvino Azeredo, em frente à sede do Executivo. Mais tarde, às 19h, o Encontro de Poetas&Afins, que acontece no Bar Cultural (Rua Floresta Miranda, 79-Centro, Nova Iguaçu), será em homenagem ao jornal. A Câmara Municipal de Nova Iguaçu, em data ainda não divulgada, também vai se pronunciar com uma Sessão Solene para comemorar os 100 anos do semanário.

 

Domingo de diversão gratuita em Nova Iguaçu

A criançada vai poder brinca ao ar livre e Teatro Infantil no Palco do Shopping

No próximo domingo (26), a partir das 13h, o Shopping Nova Iguaçu aproveita a área livre do estacionamento para trazer mais lazer e entretenimento para a Baixada Fluminense. O “Domingo no Shopping” evento inédito, transformará o empreendimento em uma grande praça de atividades e diversão – uma experiência lúdica para toda a família –  com a segurança que um shopping oferece. Haverá brinquedos como tobogã, jump, cama elástica, foodbikes de picolé, pipoca, churros, cachorro quente e doces que a criançada adora, além de muita música ao longo do dia.  A entrada ao evento é gratuita e o estacionamento tem o preço fixo de R$8,00.
Às 16h, acontece no Palco do Shopping Nova Iguaçu o teatro infantil “Poropopó” –  da Companhia Será o Benedito?!
A peça conta a história de uma Família de Palhaços, que juntos realizam números e reprises clássicas da palhaçaria mundial e mantem vivo o jogo cômico das duplas e trios. A peça também revive as cenas do Circo tradicional, revelando com um humor ingênuo uma grande brincadeira e diversão para o público de todas as idades. Com gags, reprises de palhaços, números tradicionais e a relação da família nas cenas, eles mostram o melhor de si, mas, como bons palhaços, são mais atrapalhados do que habilidosos.

 

Biblioteca de N. Iguaçu lança espaço de criação

A biblioteca fica na Casa de Cultura de Nova Iguaçu. Haverá jogos e oficinas

Além de um ambiente de silêncio para a leitura, a Biblioteca pode ser um lugar de inovação e, assim, educar e formar. Apostando nisso, a Secretaria Municipal de Cultura, inaugura, hoje (23), o espaço de criação e compartilhamento de ideias na Biblioteca Municipal Cial Brito, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.
Inicialmente será criado um local para campanhas de jogos de RPG, todas as quintas, das 14h às 17h. As oficinas acontecerão na área externa da Biblioteca. “A ideia do RPG surge por saber que esse jogo possui grande potencial ficcional. Escritores como Eduardo Spohr, que é um dos maiores nomes da literatura fantástica nacional, cultivam em suas obras, enredos intimamente ligados ao universo do RPG”, explicou Lorran Perdesane, bibliotecário da Cial Brito. “A Batalha do Apocalipse” (2010) e a trilogia Filhos do Éden (2011-2015) estão entre os livros mais vendidos no Brasil nos últimos anos”.
Como nos jogos, os participantes vão criar histórias, essas criações serão transcritas formando um repertório de textos colaborativos, que ficarão como acervo da biblioteca à disposição para leitura. A estratégia é transformar o local num espaço de encontros e não apenas de empréstimo de livros. A ideia não é nova: o conceito de Makerspace já vem sendo utilizado em diversas bibliotecas no mundo, como explica Malena Xavier, bibliotecária que teve a ideia de implantar a novidade na Cial Brito depois de suas experiências na Biblioteca Parque Estadual.
“A Biblioteca Pública necessita renovar seus espaços e o seu próprio significado. Queremos nos conectar com o público de maneira que esse público seja mais protagonista. Os Makerspaces são espaços destinados à criação que já funcionam positivamente em Bibliotecas no mundo, com o uso de tecnologias, estimulando a criatividade. A Biblioteca Municipal Cial Brito adapta esse conceito nesta ação com objetivo de incentivar a Leitura na Cidade de Nova Iguaçu e de sua produção literária de forma lúdica e colaborativa”, disse Malena Xavier.
Firjan leva moda da Baixada para outros estados

 

Com a proposta de fortalecer e aquecer o setor de moda do estado, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) promove o Moda Rio Negócios. A primeira rodada do evento será realizada em Brasília, Ribeirão Preto e Recife, entre os dias 26 de março e 6 de abril, com foco nos varejistas e atacadistas dessas regiões.
A empresa da Baixada Fluminense Cheval, em Magé, do segmento de vestuário masculino, participa da iniciativa, que também vai contar com representantes de vestuário feminino, acessórios, moda praia e joias folheadas e bijuterias, incluindo algumas fornecedoras de grandes grifes brasileiras.
“A proposta é apoiar as empresas na geração de negócios promovendo o acesso a diferentes mercados do país. Os eventos vão reunir produtos de alta qualidade, diferenciados, com design e valor agregado traduzindo o lifestyle carioca. É uma ótima oportunidade para as indústrias do Rio firmarem parcerias comerciais para que seus produtos sejam vendidos em várias partes do Brasil, movimentando a economia e desenvolvendo o setor em nosso estado”, diz Ana Carla Torres, coordenadora de Moda da Firjan.
Além da possibilidade da conquista de novos lugares do país para se fazer negócios, as indústrias participantes do evento receberam consultorias especializadas em produtos de moda. Durante a realização do salão de negócios nas três cidades, os empresários ainda vão poder participar de duas palestras: “A loja que vende – como vender mais no atual momento do varejo de moda”, com Silvio Chadad, e “Direcionamento criativo para o verão 2017/2018”, com Aldo Abreu.

error: Conteúdo protegido !!