Curso de mergulho do Corpo de Bombeiros é referência

O Curso de Mergulho Autônomo do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro é um dos mais antigos da corporação

O Curso de Mergulho Autônomo do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro é um dos mais antigos da corporação. Criada em 1985, a capacitação de quatro meses atrai cada vez mais interessados todo ano. Os candidatos passam por rigoroso processo seletivo, que conta com testes físico e médico, capacidade respiratória, além de exame de suficiência peculiar, que avalia a condição mínima do bombeiro.
“Nossa profissão é uma eterna especialização. Estamos sempre procurando nos aprimorar, por isso, somos referência para diversos corpos de bombeiros no mundo”, afirmou o tenente-coronel Luciano Sarmento, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS-Barra).
Ao longo do curso, são ensinados os métodos de busca, desencarceramento de veículos embaixo d’água e reflutuação de objetos como veículos e embarcações. Além de todos os preparos físicos, há também o psicológico.
A qualificação é dividida em três fases: na primeira, os bombeiros recebem os conhecimentos básicos e realizam atividades em apneia, com uso de snorkel, nadadeira e visor; na segunda, aprendem sobre os equipamentos e realizam mergulho autônomo em tanques e piscinas do GBS, com auxílio de cilindros; já na terceira etapa, praticam o mergulho técnico em rios, lagos e mares do estado.
As inscrições para o curso foram abertas em janeiro e já estão encerradas. Em abril, acontecem os exames físicos e, em maio, os testes de suficiência peculiar. De 27 militares inscritos, apenas 20 vão ser selecionados para participar da qualificação, que terá início no dia 31 de julho, na sede do grupamento, na Barra da Tijuca.

error: Conteúdo protegido !!