Japeri: mudas de plantas para lembrar Dia da Água

Foram distribuídas cerca de 850 mudas de espécies nativas da mata atlântica

Cerca de 850 mudas de espécies nativas da mata atlântica foram distribuídas pela Prefeitura de Japeri, em comemoração ao Dia Mundial da Água.  A iniciativa da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) aconteceu no centro de Engenheiro Pedreira e de Japeri, na quarta e quinta (22 e 23).
Uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a cinco condicionadores de ar. Além disso, uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia, auxiliando no combate às enchentes. E, estes são apenas alguns dos benefícios. O plantio de árvores é necessário, pois árvores servem para sugar esta quantidade de água e abastecer os lençóis freáticos – camada subterrânea abaixo do solo. A copa das árvores também protege o solo da chuva direta.
Durante a ação, Agentes de Fiscalização da Semades, também distribuíram folhetos informativos sobre o consumo consciente da água. “Esta é mais uma iniciativa para despertar nos moradores a importância de cuidar do meio ambiente. A prefeitura está promovendo várias iniciativas que vão mudar a realidade da cidade”, explicou o secretário da Semades, Kerly Bezerra Gustavo.
“Nunca tinha pensado na relação da água com as plantas. Eu sabia dos benefícios que elas provocam na qualidade do ar e na temperatura do ambiente. Achei ótima iniciativa”, comentou a dona de casa Lídia Fernandes. Entre as espécies que foram distribuídas estavam Babosa Branca, Jenipapo, Ingá e Ypê.
Na Praça Leni Ferreira policiais militares do Comando da Polícia Ambiental do Rio de Janeiro fizeram demonstração das atividades de inibição de caça e desmatamento, além de Educação Ambiental para os moradores. Os agentes estão atuando em ações junto com a Semades.

error: Conteúdo protegido !!