Prefeituras da Baixada recadastram servidores

Em Duque de Caxias, cerca de 7 mil servidores já procuraram a prefeitura para o recadastramento obrigatório
Foto: Eliakim Moura/PMDC

A Prefeitura de Duque de Caxias está realizando o recadastramento obrigatório dos servidores. Os 14 mil funcionários da ativa têm até o dia 7 de abril para ir à sede da Prefeitura, em Jardim Primavera, munidos dos documentos necessários para atualizar seus dados cadastrais. Já em Queimados, Os 345 aposentados e pensionistas do município devem ficar atentos, pois o PREVIQUEIMADOS (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Queimados) divulgou ontem o calendário de recadastramento deste ano.
Cerca de 7 mil servidores já foram atendidos pela Prefeitura de Duque de Caxias. O processo é imprescindível para o funcionalismo, além de otimizar a administração municipal. O recadastramento é obrigatório para todos os funcionários da ativa e cargos em comissão.
“Esse processo é fundamental. Estamos cadastrando todos os servidores da ativa, para termos uma base de dados atualizada, em busca de um atendimento de mais qualidade para os moradores de Caxias”, explica o secretário municipal de Administração, Francisco Klayn.

Marcelo Fernandes explica que processo é importante para aperfeiçoar a comunicação entre beneficiário e o instituto
Foto: Thiago Loureiro/PMQ

Segundo Ruy Régis, responsável pelo procedimento, o objetivo do recadastramento, além de atualizar todos os dados cadastrais, é saber, de fato, onde cada servidor desenvolve suas atividades na Prefeitura, para que a nova gestão municipal possa se aproximar ainda mais dos seus profissionais.
Os documentos necessários para o recadastramento em Caxias são: identidade com foto (RG, CNH, CTPS, Passaporte, Carteiras de Conselho Profissional), título de eleitor ou comprovante de quitação eleitoral, CPF, certificado de reservista ou dispensa de incorporação (até 47 anos de idade), comprovante de residência atualizado, comprovante de conclusão de habilitação exigida para o cargo, comprovante de registro no órgão de classe (quando se tratar de função regulamentada), certidão de casamento ou nascimento, comprovante de escolaridade, títulos e especializações, certidão de nascimento de filhos (dependentes menores de 18 anos), documento de identidade de dependentes legais, comprovante de escolaridade dos dependentes até 16 anos, comprovante de cadastro no PIS/PASEP, CNH (quando se tratar de função exigida para dirigir veículos da Prefeitura) e carteira de trabalho, caso não seja estatutário.
A Secretaria de Administração ressalta que é importante que os servidores compareçam na data marcada, de acordo com seu número de matrícula. Os funcionários que, por algum motivo, perderam a data, devem procurar a SMA para reagendar seu atendimento. Neste caso, o servidor deve entrar em contato, pelo telefone 2773-6266 ou pelo e-mail recadastramento2017@duquedecaxias.rj.gov.br , nos dias 10, 11 e 12/04.

Inativos de Queimados terão um mês para o recadastramento
Os aposentados e pensionistas de Queimados terão um mês para atualizarem seus cadastros junto à previdência municipal, divididos em duas etapas. A autarquia começa a regularização no próximo dia 3 de abril e o prazo vai até o dia 3 de maio. Quem não realizar a atualização, pode ter seus proventos suspensos até a regularização.
Na primeira etapa, que vai de 3 a 26 de abril, os servidores podem fazer o recadastramento presencialmente na sede da autarquia (Rua Félix, 24, Lote 1559, Vila Camarim), das 9h30 às 16h30. Ainda neste prazo, os beneficiários que não moram no município, podem fazer sua atualização via correios. Com esta opção, o servidor precisa fazer o reconhecimento de firma por autenticidade de todos os documentos em cartório e entrar no endereço eletrônico www.previqueimados.rj.gov.br e fazer o cadastro na aba Solicitação de recadastramento à distância. Em seguida, enviar os documentos exigidos pelos correios.
O diretor do PREVIQUEIMADOS, Marcelo Fernandes, destaca a importância da realização do recadastramento e intensifica os benefícios para o servidor e a autarquia: “Nós precisamos manter os dados atualizados, pois é exigência legal. Mas também precisamos monitorar os benefícios concedidos, consolidar as avaliações atuariais e aperfeiçoar a comunicação entre beneficiário e o instituto”.
Para facilitar a vida de pessoas que têm dificuldade na locomoção, a equipe do Instituto fará uma visita domiciliar com agendamento para realizar o recadastramento. A marcação da visita pode ser feita pelos telefones 2665-6503 ou 3770-3741 entre os dias 25 e 30 de abril.

Documentos para o recadastramento

Os documentos necessários para a regularização junto ao PREVIQUEIMADOS são: Identidade, CPF, Título de Eleitor, Cartão PIS/PASEP/NIT, comprovante de residência (originais), telefones e e-mails atualizados. Para beneficiários com dependentes, deverá levar Certidão de casamento ou união estável atualizada, Certidão de nascimentos de filhos menores de 21 anos, além de CPF, Título de eleitor e cartão PIS/PASEP/NIT.
Os aposentados e pensionistas inválidos, em decorrência de doença mental e os pensionistas menores de idade, serão representados por seus curadores, tutores, guardiões que deverão apresentar original da tutela, termo de guarda ou curatelada, expedida pelo Juízo que a deferiu. Ou no caso de guarda natural pelos genitores com a certidão de nascimento para pensionistas menores de 18 anos, além das documentações acima, os responsáveis devem comparecer, portando a certidão de nascimento.

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