Com o tema “Tuberculose tem cura”, a Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo promoveu nesta sexta-feira (24) atividades voltadas para a prevenção e o tratamento da doença. Várias ações marcaram a campanha pelo Dia Mundial de Combate à doença. O evento foi realizado no Posto de Saúde Neuza Brizola, no Centro, onde agentes de saúde orientaram e distribuíram informativos sobre a doença para a população.
O secretário de saúde, Silvano Ferreira De Sena disse que, de acordo com as diretrizes traçadas pelo prefeito, Wagner Carneiro, o Waguinho, a Secretaria de Saúde vai continuar promovendo campanhas educativas como medida de prevenção. “Nossos profissionais estão capacitados para atender a população. Atualmente, estamos realizando também a campanha de vacinação contra à febre amarela no município, que a partir da próxima segunda-feira, contará com 11 unidades disponíveis”, informou o secretário.
A Secretária-executiva da Secretária de Saúde, Tatiana Ervite, falou da importância da prevenção e do combate à doença. “Temos intensificado bastante a prevenção, sem deixar de lado o tratamento. A tuberculose tem cura”, enfatizou. Já a administradora do posto de saúde, Simone de Souza, disse que, aqueles que tiverem sintomas como tosse e escarro por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, dores no peito e cansaço, devem procurar a unidade de saúde mais próxima. “A tuberculose, se não tratada, pode se agravar. Mas é uma doença que tem cura”, explicou Simone. Márcio Nascimento, que também trabalha na unidade, acrescentou que a continuidade no tratamento se faz muito importante.
A aposentada Maria Gonçalves 68, moradora do bairro Heliópolis, esteve no posto de saúde e gostou da campanha. “Mesmo sem ter a doença, achei importante receber orientações. Precisamos nos prevenir”, conta. No município, cerca de 800 pessoas fazem o tratamento da doença. O Posto de Saúde Neuza Brizola realiza o atendimento às terças e quintas-feiras, das 9h às 16h. Outra unidade que atende também é a Policlínica Santa Maria, onde são realizados exames e testes de escarro. A Prefeitura conta com profissionais e técnicos treinados para orientar e detectar possíveis casos de tuberculose no município.