Exposição dos “Trigêmeos Vocalistas” reabre Centro Cultural de Itacuruçá

“Eu tive o prazer de conhecê-los quando criança, eu os chamava de Tios Trigêmeos. Eles tentaram me ensinar violão, mas eu só aprendi 20 músicas”. O relato é de Mirian Bondim, coordenadora de Pesquisa da Fundação Mário Peixoto, durante a solenidade de reabertura do Centro Ferroviário Cultural de Itacuruçá (Cefec). O evento foi na última sexta-feira (24) e trouxe a exposição que faz referência a um dos maiores grupos musicais da MPB da década de 40, os Trigêmeos Vocalistas. Durante a solenidade, público ouviu canções do grupo, em especial uma em homenagem a Muriqui. A noite foi marcada de emoção, lembranças e muitas histórias.

Boa parte da biografia foi contada por Creuza Maria Soledade Carezzato, de 60 anos, viúva de Raul Carezzato, um dos integrantes do trio. “Ele foi o melhor em tudo! Como marido, pai, amigo e artista. A maior herança que ele me deixou são os meus filhos”, contou Creuza, que deu todo suporte na composição da exposição ao doar o acervo de instrumentos musicais que pertenceram aos Trigêmeos. “A Mirian Bondim era amiga deles e me pediu para fazer uma homenagem ao grupo. Então, doei tudo com muito amor. A minha motivação é continuar a história após a morte de Raul”, concluiu a viúva.

Para o coordenador do Museu Municipal de Mangaratiba e curador da exposição dos Trigêmeos Vocalistas, Luciano Heffner, esta é mais uma oportunidade de compartilhar uma parte da história do município. “Estamos felizes por oferecer aos moradores, visitantes e turistas de Itacuruçá o que temos de melhor, ou seja, um trio que embora não fossem cariocas, mas eram apaixonados pelo município e encantados por Muriqui”, concluiu Luciano.

A exposição Trigêmeos Vocalistas é itinerante e permanecerá no Cefec por um mês. Após o feriado da Semana Santa, migrará para o centro de Mangaratiba. A população está convidada a visitar o Centro Ferroviário Cultural todos os dias de segunda à sexta de 8h às 16h. O espaço fica na Avenida Santana, 80, em Itacuruçá. A entrada é gratuita.

error: Conteúdo protegido !!