Diversão e Lazer – 29/03

Ciência Móvel da Fiocruz chega à
quadra da Beija-Flor de Nilópolis

A exposição interativa começa amanhã e vai até o próximo sábado, dia 1º de abril

O museu itinerante da Fiocruz leva sua exposição interativa à quadra da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, onde as atividades gratuitas podem ser conferidas a partir desta quarta-feira, 29 de março, até sábado, 1º de abril.

As atrações do Ciência Móvel oferecem a possibilidade de vivenciar diversos fenômenos científicos, que são apresentados de maneira lúdica e divertida. As brincadeiras científicas, no entanto, vão além: o Coletivo Nopok fará números que misturam arte, ciência e circo. Criado em 2007, o Nopok é formado pela dupla Daniel Poittevin e Fernando Nicolini, e se dedica à construção de uma linguagem própria dentro do universo do circo e da comicidade.

O Ciência Móvel é uma iniciativa da Fiocruz com patrocínio da Sanofi e copatrocínio da Droga Raia, Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) e EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E tem apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

Com a unidade móvel, que completa 11 anos em outubro, foi possível levar ciência, conhecimento e cultura a 91 municípios, percorrer mais de 67 mil quilômetros (o equivalente a quase cinco vezes o diâmetro da Terra) e receber nas viagens aproximadamente 760 mil pessoas de municípios da Região Sudeste do país.

Quem for à quadra da Beija-Flor de Nilópolis, também poderá conhecer e se encantar com o Planetário Digital. Moderno e com possibilidade de projetar qualquer programação sobre o universo, incluindo filmes científicos para domo (antigo cinema 360º), o planetário é uma das mais novas e grandes atrações do caminhão da ciência.

Em outro módulo, a diversão e o conhecimento ficam a cargo do Girotec, equipamento usado como um grande “pião” interativo capaz de girar em todas as direções. Ele também permite exercitar a o equilíbrio do corpo humano no treinamento de pilotos e astronautas.

Pensa que acabou? Quem visitar as atrações do Ciência Móvel ainda vai brincar, se divertir e aprender muito com o Jogo das Vacinas, a cadeira giratória, os espelhos sonoros, a bancada de microscopia, pilha humana, casa maquete, os modelos anatômicos, as câmeras escuras, o modelo de olho e com exibição de vídeos educativos no baú do caminhão da ciência.

 

Domingo de Bamba é atração no Caonze

Markinho Efikaz se apresenta com os demais componentes do grupo, dia 9

O Grupo Efikaz comemora 17 anos de sucesso com uma roda de samba intitulada Domingo de Bamba, no próximo domingo, dia 9 de abril, no Salão de Festas Gláucia, no K-11. Fundado em 14 de dezembro de 2004, o grupo já teve várias formações, mas segue até hoje liderado pelo vocalista Markinho Efikaz, que nunca desistiu do sonho de levar sua música ao grande público.
Atualmente, o Grupo Efikaz é administrado pela produtora Márcia Dias e pelo próprio Markinho Efikaz, vocalista e líder da banda. Pronto para a gravação do primeiro CD, o cantor e compositor lançará uma de suas músicas “O erro faz aprender”, que promete ser um dois sucessos de destaque nas rádios cariocas. “Existe uma grande possibilidade do grupo ser apadrinhado pelo poeta do samba Jorge Aragão, e estamos muito entusiasmados com isso”, destacou o vocalista. Contatos para shows podem ser feitos com a produtora Marcia Dias através dos telefones 97683-8770/ 99106-4232.

 

Passeio Cultural promove viagem ao passado

Projeto vai mostrar os pontos culturais e históricos de Mangaratiba, que tem quase dois séculos

A Fundação Mário Peixoto, em Mangaratiba, inicia nesta sexta-feira (31) o Passeio Histórico Cultural que visa apresentar aos participantes os pontos mais importantes da cidade de quase dois séculos de existência. Os interessados deverão se cadastrar, gratuitamente, no Centro Cultural Cary Cavalcanti, na Rua Fagundes Varela, 146, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A partir de abril o passeio ocorrerá a cada 15 dias. A saída será do jardim do Solar Barão do Sahy, na Rua Coronel Moreira da Silva, 173, Centro, às 9h. A partir daí começa a viagem ao passado. A primeira parada será no Sahy, onde serão vistas as ruínas; em seguida, o passeio segue para o Saco de Cima, no antigo teatro e armazéns de café (próximos à fábrica de doce). Mais à frente, o grupo visita a Estrada Imperial, o Bebedouro da Barreira, o Mirante Imperial, a Cachoeira dos Escravos, tendo pausa para almoço na Serra do Piloto. Por fim, os visitantes vão conhecer o Parque Arqueológico de São João Marcos. O retorno está marcado para às 16h.

error: Conteúdo protegido !!