Japeri vai à caça do aedes aegypti

Agentes da Secretaria de Saúde vão vistoriar 60 mil imóveis
Divulgação/PMJ

Guardas de endemia da Secretaria de Saúde de Japeri estão nas ruas para combater o mosquito aedes aegypti. A meta é visitar 85% dos endereços da cidade, entre imóveis residenciais e comerciais, além de terrenos. Já na terça-feira (28), os profissionais atuaram no bairro Alecrim.
“Japeri tem cerca de 60 mil endereços. Estamos intensificando nossa atuação para garantir a cobertura de quase toda a cidade, em todos os ciclos”, explicou o secretário de Saúde, Charles Gonçalves.
De acordo com o Ministério da Saúde, anualmente devem ser realizados seis ciclos, o que representa seis visitas em cada local. Cada período tem duração, em média, de 20 dias úteis.
Entre os bairros que estão sendo visitados, durante o ciclo atual, iniciado em 13 de março, estão: Rio D´Ouro, Nova Belém, Santa Inês, Pedra Lisa, Santa Amélia, Marajoara, Bananal e Aljezur.
Além do trabalho realizado em imóveis e terrenos para a identificação de possíveis focos do mosquito e conscientização dos moradores, os agentes ainda distribuíram folhetos com informações sobre as doenças causadas pelo aedes aegypti, os cuidados e a importância de reservar algum tempo para eliminar os possíveis criadouros.
O Aedes aegypti é um mosquito de hábitos diurnos que apresenta coloração preta e pequenas manchas e listras brancas espalhadas pelo seu corpo. “Esse mosquitinho vem dando o que falar em virtude da grande quantidade de doenças que é capaz de transmitir, algumas que podem até mesmo causar a morte, como dengue, zika, febre amarela e chikungunya”, adverte o secretário de saúde.

error: Conteúdo protegido !!