Fala Velho Escriba – 01/04

Falo SIM…

Acordei no meio da madrugada de sexta-feira (31), com uma sensação muito boa na alma. Comecei a ler os jornais, sites e notei alguma coisa diferente no Brasil que me escolheu para ser seu filho. Eu poderia ter nascido em Biafra ou na Mongólia e já nem estar mais aqui neste chão fértil, porém pouco aproveitado.
“Constituição será respeitada do princípio ao fim, de hoje em diante”, dizia a manchete de um dos jornais. “Todo brasileiro terá direito a Educação qualificada e cidadã”, estampava outro. “Saúde será prioridade dos governos federal, estaduais e municipais”, destacava um site.
A mais interessante e desejada por todos nós: “Político terá de cumprir suas promessas de campanha sob pena de ser algemado e preso, sem direito a foro privilegiado ou outra proteção qualquer por parte dos ‘colegas de saque aos cofres públicos’ ou parte da Justiça”. “Pobre terá salário justo, alimentos baratos e mesa farta”, foi outro título que me chamou atenção. “Governos prometem derrubar impostos e criar empregos”, mais uma das boas manchetes. “Violência despenca com melhora da qualidade de vida do povo” e “Brasil imita a China e Controle da Natalidade é implantado nos estados da federação”.
Na minha, na nossa querida e ‘estuprada’ Baixada Fluminense, a manchete “Prefeitos e vereadores abandonam o revanchismo, os acertos, e resolvem governar para o cidadão-contribuinte-eleitor que os elegeram em outubro”, me deu esperança de dias melhores a partir das novas (e antigas também), cabeças que ocupam os palácios e câmaras. “Pobre quando vê muita esmola, desconfia”, diziam nossos avós. Hoje é PRIMEIRO DE ABRIL!

 

Dom Pedro não morreu

Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, no Brasil, o ‘primeiro de abril’ começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou ‘A Mentira’, um periódico de vida curta, lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. ‘A Mentira’ saiu pela última vez a 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
*Pois é. O dia do engano, na prática dos palácios, perdura até este 2017.
A Foto do Fato

“Muito triste passar em frente ao posto de saúde 24h de Miguel Couto, fechado pelo atual prefeito, no terceiro mês de governo, e ver moradores indo buscar socorro emergencial para seus filhos e encontrem as portas fechadas. Isso é uma covardia, pois as verbas federais para manter as unidades de emergências a prefeitura está recebendo em dia”, disse o ex-vereador de Nova Iguaçu, Carlinhos Presidente, em seu WhatsApp. *Uma das promessas que virou ‘Mentira’.
Rapidinhas do Velho

>> Aconteceu em uma Câmara de Vereadores da Baixada. Um dos edis, antes de ‘acertar’ seu apoio ao Alcaide-Mór da cidade, testou o presidente da Casa: “caro colega. É preciso mexer na Lei Orgânica, pois tem pontos ali, defasados”.

>> Resposta do caro colega: “pode deixar. Já pedi ao fulano (um dos funcionários comissionados) para ver isso. Pergunta engasgada deste Velho: quando é que funcionário pode alterar Lei Orgânica?

>> No episódio acima, não é preciso nem dizer que os vereadores mais experientes caíram na gargalhada com a resposta do nobre colega presidente. Seria cômico se não fosse tão sério.

>> Este sábado é o Dia da Verdade para o sambista, desportista e promotor de eventos, Carlin Família, de Nova Iguaçu. Ele estará lançando sua candidatura a presidente do Aliados de Santa Eugênia, a partir das 10h, na sede do clube.

>> Ainda no pique do primeiro de abril, quem completa mais um ano de fundação é o Nova Iguaçu FC, o querido clube laranja da Baixada. São 27 anos de vitórias no desporto da região. As felicitações deste Velho Escriba.

>> Mudando de Chico pra Francisco. Aquele elemento que atua em um veículo de imprensa na Baixada precisa parar de tentar prejudicar colegas. O moço agora deu para enviar mensagens aos patrões criticando funcionários dos mesmos.

>> Os construtores de Nova Iguaçu estão pedindo ‘help’. “Na segunda-feira (3) estaremos numa reunião com o secretário Jorge às 15h, para explanar acerca de cobranças indevidas”, disse uma fonte da categoria a esta coluna.

>> “Cobrança do IPTU referente aos cinco anos retroativos na legalização de imóveis na prefeitura; do ITBI para compradores de imóveis na modalidade, ‘minha casa minha vida’, que na gestão Bornier, era isenta, serão expostas”, continua a fonte.

>> “Tudo isso dificulta a venda, deixando os construtores inviabilizados de investir em Nova Iguaçu. Se isso acontecer, deixaremos de gerar empregos para moradores locais e os lojistas no ramo de construção deixarão de vender. Precisamos que nossa voz seja ouvida e que o prefeito nos receba através do secretário Jorge”, finaliza.

>> Sem investimentos, ficará difícil acabar com o Estado de Calamidade Financeira (quando não há dinheiro para nada), declarado pelo prefeito Rogério Lisboa.

>> Enquanto isso, o prefeito de Seropédica, Anabal Barbosa, deu o jeito dele e conseguiu dar a volta financeira na cidade que governa. Parcerias com a iniciativa privada foi uma das saídas.

>> Tem gente em certas assessorias de imprensa que precisa voltar aos bancos do ensino básico com urgência. Escrever bem é uma nas regras fundamentais do jornalismo. Fica a dica.

>> Por hoje é só. Até sábado!

Emails para jota.carvalho@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!