Diversão e Lazer – 01/04

Memorial da América Latina abre
exposição sobre Castelo Rá-Tim-Bum

Memorial da América Latina inaugura a exposição Rá-Tim-Bum, que reproduz todo ambiente do seriado
Rovena Rosa/Agência Brasil

Desde ontem (31), o Memorial da América Latina abriu ao público a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo. Formado por um castelo idêntico ao da série e que reproduz, com o máximo de fidelidade, todo o visual do seriado, o visitante vai se deparar com uma grande porta e uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento. Nos 700 metros quadrados do interior, em 22 ambientes, não há como não se sentir dentro da atração da TV Cultura.
Idealizada pelo Memorial da América Latina em parceria com a TV Cultura e a Caselúdico, empresa especializada na montagem de grandes exposições, a mostra ficará aberta ao público por três meses, das 9h às 20h, de terça a sexta-feira, e das 9h às 22h aos sábados, domingos e feriados. Os ingressos, que custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia), podem ser comprados na bilheteria do Memorial ou pelo site www.ratimbumocastelo.com.br.
O programa Castelo Rá-Tim-Bum foi produzido e exibido pela TV Cultura de 1994 a 1997 e é o grande sucesso da emissora. Com 90 episódios, a série marcou a programação infantil da televisão brasileira.
De acordo com Marcelo Jackow, da Caselúdico, 150 pessoas estiveram envolvidas na construção da cenografia, tentando reproduzir o mais fielmente possível o castelo, desenvolvendo uma área também para os personagens que não são moradores, mas que frequentam os quadros. A exposição mostra ainda a cronologia do programa, que foi sendo construído com base em outros programas infantis da TV Cultura, como o Rá-Tim-Bum e o Glub-Glub.
“Quisemos trazer toda a magia do programa para o aspecto tátil, também com sons e cheiros, ou seja, vivo para o público. Acreditamos que a experiência vai ser individual. Cada pessoa que tiver contato com os 22 ambientes terá uma experiência íntima. A grande recompensa é ver os olhos das crianças e adultos brilhando, ver as pessoas se envolvendo de forma mágica”, disse Jackow.

Evento comemora os 30 anos de fundação
O diretor do Memorial da América Latina, Felipe Pinheiro, afirmou que a ideia foi dar nova oportunidade para as pessoas que gostaram de ver o Castelo no Museu da Imagem e do Som (MIS), em 2014 e 2015, e para as que perderam aquela exposição. Na época, a procura foi tamanha que o MIS estendeu a mostra. “Agora, nós queríamos fazer algo que não tinha na exposição anterior e a parte mágica era reproduzir o castelo na forma e tamanho reais. Isso nunca foi feito. O foco é o castelo por fora e as inovações no lado de dentro. Temos objetos, roupas, fotografias e interação. Todos os espaços têm pelo menos três interações”.
O presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, ressaltou que a primeira experiência, no MIS, teve grande êxito e possibilitou pensar em uma exposição melhor e mais detalhada, com novas atrações, surpresas, em um espaço maior e com a possibilidade de vivenciar o castelo como as pessoas viam na tela. “É muito legal poder viver este momento. Todos que imaginavam poderão agora realizar o feito de entrar no castelo. Em cada espaço você tem uma surpresa agradável e alegre. Todos que entram saem encantados”.
O presidente do Memorial da América Latina, Irineu Ferraz, destacou que um dos motivos para montar a exposição no local é a comemoração de 30 anos do espaço. “Pensamos que o Memorial é um espaço lúdico de cultura, não só erudita e clássica, então por que não trazer a cultura popular? O resultado está fantástico. Ontem, tivemos a abertura para funcionários, seus filhos e artistas e foi emocionante ver as pessoas de 30 anos agindo como crianças e chorando, além dos filhos impressionados.”

Fonte: Agência Brasil

 

Tatuador de Belford Roxo abre
loja no Shopping Grande Rio

Gustavo foi único representante da Baixada Fluminense no Tattoo Week Rio

O Shopping Grande Rio agora conta também com uma loja de tatuagens. Trata-se da segunda loja de Gustavo Tatoo, que a convite do shopping, resolveu levar sua marca para o empreendimento. Gustavo é tatuador desde 2002, e por suas mãos já passaram anônimos e celebridades, como a cantora Ludmilla, Rodriguinho – ex integrante do grupo Os Travessos, integrantes do Grupo Clareou e também jogadores do Flamengo, ávidos em marcar a pele com inúmeros desenhos representativos para cada um.
Recentemente, Gustavo recebeu o prêmio de 1º lugar em “Portrait”, uma das técnicas de tatuagem, no evento Tattoo Week Rio.
O artista e empresário explica que, a tatuagem não é mais vista com preconceito como antigamente. Agora é tida como estilo e atitude, e isso faz com que em todos os cantos do Brasil as pessoas queiram ser tatuadas, fazendo parte dessa massa.
A loja possui 37 metros quadrados, e também oferecerá aplicação de piercing, maquiagem definitiva, além da venda de acessórios voltado para tatuagem. São aceitos clientes a partir de 18 anos.
Gustavo Gomes transformou o talento para desenhar em fonte de renda. Admirado como desenhista desde pequeno, não faltaram voluntários para seus primeiros trabalhos.  Por suas mãos já passaram diversas pessoas. Ele não sabe contar quantos desenhos expressam o estilo e atitude de muitas pessoas que já foram atendidas por ele. Paciência, criatividade e bons traços são características fundamentais na profissão, e isso fez com que Gustavo chegasse até o Tatto Week, importante evento de tatuadores, que acontece em São Paulo. Já participou de três convenções Tattoo Week Rio (foi o único representante da Baixada).
Hoje, é um referencial do ramo na Baixada e agora expande seu negócio abrindo a segunda loja, no Shopping Grande Rio.
Autodidata, Gustavo Gomes superou a falta de recursos no início de carreira para se aperfeiçoar. “Empenhei-me muito. Lia revistas e conheci um tatuador que me explicou sobre pigmentação. O que a gente faz com vontade recebe reconhecimento”, contou.

 

‘Semana da Saúde’ com várias atividades em Meriti

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (07/04), o Shopping Grande Rio realizará, em parceria com alguns lojistas, a ‘Semana da Saúde’. A ação acontecerá de 3 a 7 de abril,  no térreo do prédio de onde fica  o Rio Poupa Tempo e no estacionamento do empreendimento, em que serão oferecidos serviços úteis de saúde ao público, além de atividades de ginástica com o objetivo de estimular e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e cuidados para ter uma melhor qualidade de vida, por meio de exames variados e exercícios físicos.
Começando a programação, no dia 03, a Implante Rio dará instruções de higiene bucal para crianças, das 10h às 15h, a loja fica no térreo do prédio do Rio Poupa Tempo.
Nos dias 3 e 4 (segunda e terça-feira), o Centro de Diagnóstico por Imagem (Dimagem) do Shopping Grande Rio oferecerá descontos de 20% na realização de exames de mamografia. Ainda no dia 04 (terça-feira) um animado aulão de ginástica para todas as idades, com o professor Bruno Space, será ministrado às 08h, no estacionamento do shopping.
Já no dia 5 (quarta-feira), a ação será a ‘Blitz da Saúde’, em que promoverá exames gratuitos de glicemia e verificação de pressão, no estacionamento do Shopping, das 10h às 16h.
E para finalizar, nos dias 6 e 7 (quinta e sexta-feira), será a vez de ajudar ao próximo com a chegada da unidade móvel do Hemorio, que estará no local para receber doações de sangue, das 10h às 15h. O número de coletas será limitado a 120 pessoas por dia, para segurança do doador e do sangue coletado.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde, e não estar resfriado ou com alergias, no momento da coleta. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar comidas gordurosas quatro horas antes da doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes, além de portar documento de identidade oficial, com foto. Para quem tem mais de  61 anos, a doação é segura, apenas se a pessoa já doou anteriormente. Mais informações podem ser adquiridas através do site www.hemorio.rj.gov.br.
“Com essa iniciativa, buscamos incentivar nossos clientes sobre a importância de realizar, periodicamente, exames de prevenção à saúde. Acreditamos que estimulando ações desse tipo, atingiremos uma grande parte da população local”, declara a gerente de Marketing do Shopping Grande Rio, Vanessa Mourão.
O Shopping Grande Rio fica na Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti. Telefone: (21) 2430-5111.

 

 

Instituto Histórico celebra
Dia Municipal de Cultura

Literatura, história, dança, música e artes plásticas marcaram o Dia Municipal de Cultura no Instituto Histórico da Câmara de Duque de Caxias dia 20 de março, quando se celebra a data na Cidade, uma referência ao múltiplo artista Francisco Barboza Leite.
“O Instituto Histórico sempre realiza diversos eventos nessa data, com o apoio da direção e presidência da Câmara Municipal. Nesse ano, temos a abertura da mostra XI EXPOntânea, com pinturas dos alunos do Atelier Inovar-te; o lançamento do livro Zaira e seu passado de andarilha, do professor Francisco Evandro; e o 2º Desapega de Livros, uma iniciativa da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes”, explicou a diretora do Instituto Histórico, Tania Amaro.
Na ocasião também foi realizada uma homenagem à Dalva Lazaroni, que teve seu quadro incluído no acervo histórico do Instituto. “Em nome da família, agradeço essa grande homenagem à Dalva, que tanto se dedicou pela cultura dessa Cidade”, disse o viúvo Paulo Moraes.
Secretário estadual de Cultura, André Lazaroni também agradeceu a homenagem à mãe. “Ela tem 33 livros publicados, sendo que, pelo menos, cinco contam a história de Duque de Caxias. Minha mãe produzia eventos e sempre dava um jeito de colocar a história da nossa cidade em evidência. Hoje, na Secretaria de Cultura, vejo a importância de tudo o que ela falava e lutava. A história de Duque de Caxias é muito rica e precisa ser contada.”
Arte e cultura

Exposição sobre Amélie Poulain na Fnac

Com seleção de obras inspiradas no filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, a exposição fotográfica que já atraiu milhares de pessoas em Curitiba, Ribeirão Preto e São Paulo, agora está no Rio de Janeiro, com entrada franca.
A inspiração que veio do filme produzido na França em 2001, mostra, com muita delicadeza e originalidade, a importância dos pequenos gestos, como ações que parecem banais podem mudar o mundo que nos cerca.
Com curadoria de Hugo Umberto Carmesim, as obras fotográficas possuem a intervenção de cada um dos 70 artistas e retratam a essência do filme exibido em 2001, no qual a jovem do interior Amélie se muda para a cidade grande, começando a trabalhar de garçonete num café em Paris, dentro do apartamento em que vive ela encontra uma caixinha e decide procurar o dono que a perdeu a partir de quando consegue achar o dono, sua visão muda por completo e ela passar a ver nos pequenos gestos de solidariedade e ajuda um novo sentido para sua existência.
Uma das obras expostas foi a vencedora da oficina de desenho e pintura Amélie para Crianças, aberta para crianças a partir de 4 anos, em São Paulo, mostrando também a visão de crianças sobre o personagem. A exposição estará aberta a partir do dia quatro de abril, às 19h e ficará em cartaz até 30 de abril de 2017, de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 15h às 21h no Fnac Barra (Barra Shopping–Av. das Américas, 4666 loja B 101/114, Barra da Tijuca)
Telefone para informações: (21) 2109-2000
O espetáculo Labirinto reestreia

Com direção de Daniela Amorim e co-direção de Patrick Pessoa, a peça reestreia no dia 7 de abril, a Cinelândia recebe o espetáculo que conta com os atores Otto Jr., Paula Calaes e Rodrigo dos Santos fala sobre os antigos mitos gregos e oferecem várias versões do célebre embate entre Teseu e o Minotauro, consolidando um enredo que desde a sua origem vem sendo sucessivamente transmitido e reinventado e, mais recentemente, inspirou obras de autores como Nietzsche, André Gide, Gilles Deleuze, Júlio Cortázar, Jorge Luís Borges e Sarah Kane. Com dramaturgia inédita de Alexandre Costa e Patrick Pessoa, o espetáculo Labirinto subverte inteiramente o enredo original do mito, dando voz aos personagens anônimos dessa história.
O espetáculo mostra o ponto de vista das vozes jamais ouvidas dos 13 jovens que acompanharam Teseu ao labirinto de Creta com a do próprio herói (Teseu), de seu pai (Egeu), de sua namorada (Ariadne) e de seu algoz (o Minotauro).  “A peça brota da necessidade de dar voz àqueles que nunca tiveram. Ela problematiza o heroísmo e fala sobre a importância dos coletivos na construção da história”, destaca Patrick. “A questão da legitimidade das dívidas públicas e da irracionalidade de juros que sacrificam toda uma juventude se articula, em nosso texto, com uma reflexão sobre as múltiplas possíveis reações humanas diante de uma situação da qual aparentemente não há saída”, complementa Alexandre Costa.
A apresentação fica em cartaz até dia 14 de maio, de sexta a domingo, às 19h. No Centro Cultural Justiça Federal,(Av. Rio Branco, 241 – Centro), os ingressos são vendidos a R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira).
Classificação indicativa: 16anos
Duração: 60 min.
Informações: (21) 3261-2550

error: Conteúdo protegido !!