Desemprego atinge 13,5 milhões de pessoas e tem a maior taxa desde 2012

A taxa de desocupação do país fechou o trimestre móvel de dezembro do ano passado a fevereiro deste ano em 13,2%, alta de 1,3 ponto percentual frente ao trimestre móvel anterior

A taxa de desocupação do país fechou o trimestre móvel de dezembro do ano passado a fevereiro deste ano em 13,2%, alta de 1,3 ponto percentual frente ao trimestre móvel anterior. Com o resultado, a população desocupada do país chegou a 13,5 milhões de trabalhadores, um novo recorde tanto da taxa quanto da população desocupada de toda a série histórica iniciada em 2012.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao mesmo trimestre móvel do ano anterior, a taxa de desemprego cresceu 2,9 pontos percentuais.
Quando comparada à taxa de desemprego do trimestre encerrado em novembro do ano passado, o contingente de desempregados cresceu 11,7%, o equivalente a mais 1,4 milhão de pessoas desocupadas, e 30,6% (mais 3,2 milhões de pessoas em busca de trabalho) em relação a igual trimestre de 2016.
Os números da Pnad indicam, ainda, que a população ocupada, de 89,3 milhões, teve recuos tanto em relação ao trimestre encerrado em novembro de 2016 (-1%), quanto em relação ao mesmo trimestre de 2016 (-2%).

Estado tem 712 vagas de emprego

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab -http://www.rj.gov.br/web/setrab) anunciam convocação para 712 chances de trabalho em todo o estado. São oportunidades para diversas funções, inclusive com 104 para deficientes, com salários de até R$ 5 mil, mais benefícios. Pessoas de ambos os sexos podem se inscrever, com a exigência de formação entre o ensino fundamental incompleto e o superior completo.
Para deficientes existem 40 chances de Atendente de Lanchonete, 14 para Atendente de Lojas e Mercados, dez (10) Auxiliar nos Serviços de Alimentação, dez (10) para Copeiro, oito (8) para Cobrador Interno, seis (6) de Faxineiro e três (3) para Despachantes de Transporte Coletivo, entre outras.
Na Capital são 498 vagas, com destaque para 104 para Operador de Telemarketing Receptivo, para 13 de Operador de Telemarketing Ativo, 50 para Montador de Móveis e Artefatos de Madeira, 50 para montador de Móveis, 30 para Armazenista, 20 para Corretor de Imóveis, 26 para Atendente de Lanchonete, 15 para Motorista Entregador, 20 para Consultor Imobiliário, 25 para Eletricista de Instalações, 13 para Promotor de Vendas e 15 para Motorista de Furgão ou Veículo Similar, entre outras.
Na Região Metropolitana são 76 possibilidades de trabalho, sendo 35 para Motorista de ônibus Rodoviário, 39 para Repositor de Mercadoria e duas (2) para Inspetor de Qualidade. Para a Região Serrana são 19 oportunidades, com dez (10) para Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, duas (2) para Vendedor de Comercio Varejista, uma (1) para Jardineiro, uma (1) para Almoxarife e uma (1) para Auxiliar de Escritório.
No Médio Vale do Paraíba são 12 chances, sendo cinco (5) de Vendedor em Domicílio, uma (1) para Gerente de Produções e Operações, uma (1) de Manicure, duas (2) para Empregado Doméstico nos Serviços e uma (1) para Alimentador de Linha de Produção e uma para Técnico em Química. No Sul Fluminense são duas oportunidades e na Baixada Litorânea há uma vaga.
As inscrições para se candidatar às vagas coletadas pela secretaria podem ser feitas nos postos SINE/Setrab (http://www.rj.gov.br/web/setrab/exibeconteudo?article-id=2566341) ou no site maisemprego.mte.gov.br. A secretaria também mantém em seu site o PDF com a distribuição de chances existentes por região e função.

Agência Brasil

error: Conteúdo protegido !!