Nova Iguaçu está na Série D e tem melhor campanha

União faz a força no bom momento – Laranjão realiza sua melhor campanha na história do clube
Bernardo Gleizer/Divulgação

O Nova Iguaçu tem muito a festejar neste ano de retorno à Primeira Divisão do Rio. Mesmo faltando uma rodada para o encerramento da Taça Rio, o time já alcançou dois importantíssimos feitos: a vaga na Série D do Brasileiro-2018 e a melhor campanha do clube na história do Estadual. E isso às vésperas de completar 27 anos de idade.
O Nova Iguaçu vai retornar ao Campeonato Brasileiro no ano que vem como um dos dois melhores clubes na tabela do Carioca que não disputam as três principais divisões do país – com 16 pontos e em quinto na classificação geral, ele não pode mais ser alcançado por Madureira e Boavista, que são os dois mais próximos na tabela. A última vez que o Nova Iguaçu disputou a Série D foi em 2013.
Com apenas duas derrotas em dez jogos, o Nova Iguaçu também já registrou sua melhor campanha da história, superando 2014, quando terminou em oitavo lugar, com 42,2% de aproveitamento. Na pior das hipóteses, terminaria na sexta colocação este ano e, em caso de derrota para o Vasco no domingo, em Moça Bonita, o aproveitamento ficaria em 48,5%.
“Isso é reflexo de um trabalho que começou lá em novembro de 2015, quando iniciamos o planejamento para a Série B. Conseguimos o título, passamos por uma difícil seletiva e o nosso objetivo inicial era ficar entre os dez primeiros, para não termos de disputar a seletiva novamente no ano que vem. Todos do clube estão de parabéns pela campanha”, avaliou o vice-presidente de futebol Vitor Lima.
Agora, o Nova Iguaçu pode alcançar feitos ainda maiores – e inéditos. Se derrotar o Vasco neste domingo (2), às 16h, se classificará às semifinais gerais do Cariocão e garantirá vaga nas semis da Taça Rio, dependendo de tropeços de Flamengo ou Botafogo. Além disso, se terminar entre os quatro melhores, estará na Copa do Brasil do ano que vem.
“Sofremos um rebaixamento muito doloroso em 2015, algo que mexeu muito com todo mundo aqui. Quando subimos no ano passado, tirei um peso das costas muito grande. Estamos muito felizes em colocar o Nova Iguaçu no lugar onde sempre merece estar, pela estrutura que tem e pelo trabalho sério que é realizado aqui. Mas não paramos por aí e vamos tentar mais coisas no domingo”, garantiu o goleiro Jefferson, atleta com mais jogos na história do clube.
Mesmo que não se classifique para as semifinais da Taça Rio, o Nova Iguaçu não vai terminar sua participação no domingo. Se ficar fora, vai disputar as semifinais do Quadrangular Extra da Taça Rio, que reúne terceiros e quartos colocados dos grupos. O clube foi o campeão do Quadrangular Extra da Taça Guanabara este ano, quando superou Bangu nas semifinais e o Volta Redonda na decisão.

por Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!