Secretário de Saúde de N. Iguaçu é o mais novo Imortal de Medicina

O Secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Hildoberto Carneiro de Oliveira, foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, após uma votação expressiva na casa (20 votos dos 60 acadêmicos titulares e eméritos presentes). A previsão é de que o médico assuma a cadeira número 77, em cerimônia de posse, no dia 9 de Maio. Tal qual na Academia Brasileira de Letras, embora a ANM seja ainda mais antiga, o cargo é vitalício e só vaga uma cadeira com a morte de um dos seus membros, isso significa que dos quase 400 mil médicos atuantes no país, somente 100 têm a honra de pertencerem à Academia.

Professor Titular de Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Hildoberto Carneiro de Oliveira, é formado pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro – UNIRIO (1966), possui Mestrado em Ginecologia pelo Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1975) e Doutorado em Ginecologia pelo Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1992).

Desde o primeiro ano de medicina atuou em Nova Iguaçu. Primeiro como acadêmico do Hospital de Iguaçu e da Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima. Depois, atuou no INAMPS, pelo Posto de Saúde Dom Walmor, organizou e chefiou o Serviço de Ginecologia do Hospital da Posse de 1982 a 1992, após ter sido aprovado em primeiro lugar no Concurso para o Ministério da Saúde. Também fundou e foi Diretor da Casa de Saúde São Marcos, por mais de 20 anos, além de muitos outros títulos e atuações memoráveis que fazem jus a tão expressiva eleição na ANM.

“Chegamos a honra de ser um Imortal de Medicina por tudo que já se fez, mas quando se olha pra frente, é impressionante o que temos ainda a avançar. Estou disposto e disponível para esta grande experiência”, disse o médico quando perguntado sobre mais este desafio em sua carreira.

 

Quando foi implantada, a Academia Nacional de Medicina oferecia apoio às decisões do governo em relação à higiene, saúde pública e tratamento de doenças. Cerca de 200 anos depois de sua inauguração, a ANM ainda é uma ferramenta de grande importância cultural e científica, que reúne profissionais altamente qualificados e, que elegeram dar parte do seu tempo, para apoiar os gestores em Saúde.

 

error: Conteúdo protegido !!