Nova Iguaçu tem sistema de alerta de enchentes

Nos próximos meses, moradores do bairro Ouro Preto, em Nova Iguaçu, que tem 208 residências à margem do rio, vão receber um projeto piloto: o Sistema de Alerta Comunitário para Chuvas Intensas (Sistema AC2I), Inédita na cidade, a iniciativa pretende reduzir o risco de desastres no município com ajuda de voluntários: os próprios moradores de áreas de risco.

Através de mensagens SMS, a população vai saber como agir em caso de ameaça de enchentes. Equipes da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil já estão atuando na comunidade para treinar moradores sobre o que fazer.

“O projeto começa em Ouro Preto, mas todo iguaçuano deve se cadastrar porque vamos expandir a outras áreas. O teste será na sexta-feira”, diz o subsecretário Jorge Ribeiro Lopes, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros.”

O cadastro do celular para recebimento de SMS deverá ser feito pelo site http://www.sisemte.cbmerj.rj.gov.br ou na sede da Defesa Civil (Rua Itacuruçá 137, Centro). Segundo a subsecretaria, a comunidade Ouro Preto foi escolhida pelo número de famílias localizadas à margem do rio. Mas um mapeamento do município, de 2011 e 2012, mostra que há 58 pontos de riscos de deslizamento. O estudo, no entanto, deverá ser refeito.

O município pediu ao estado dez novos pluviômetros e a manutenção dos que já existem (apenas quatro de 14 funcionam). A instalação de sirenes em áreas de risco também é um objetivo.

error: Conteúdo protegido !!