Menoridade educacional, já!

*Maria José Rocha Lima

A educação dos menorzinhos, a educação na mais tenra idade, a educação desde a Primeira Infância é a arma mais poderosa para interromper o ciclo perverso da violência, no país. A raiz da desigualdade social está na diferença de cuidados e de educação ao nascer.
Todas as crianças pequenas têm que ter as mesmas condições. Direito ao pré- natal; direito à amamentação; direito ao contorno dos braços, que ampara e molda; direito ao olhar da mãe, que gera confiança; direito ao atendimento quando sente fome e frio, que faz acreditar no outro e ter fé na vida.
Os Direitos Humanos devem acima de tudo ser asseguradores da oferta de creches, da oferta da educação infantil, em tempo integral; do ensino fundamental em escola bonita, limpa e organizada, com professores bem pagos e preparados, ensino de alta qualidade, em tempo integral; um ensino médio em escolas atraentes e integradoras, nas quais se aprenda os conteúdos técnicos e dramáticos, através da arte, que emociona ao tempo que instrui, ensinando os jovens a lidarem com as suas emoções. Vamos reduzir a idade do ingresso das criancinhas na escola: de quatro anos para zero ano e prolongar a permanência dos adolescentes até a maioridade!

*Maria José Rocha Lima é mestre e doutoranda em educação.

error: Conteúdo protegido !!