Visão Geral – 10/06

Bola Cheia

A Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri prossegue com ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente, um prolongamento dos festejos pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Ontem (9) e nesta quarta (10), equipes distribuíram mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e panfletos educativos das 10h às 16h na Av. Leni Ferreira, no centro

Bola Murcha

A falta de paciência da maioria das pessoas com os mais idosos é notada em vários segmentos da sociedade. Numa das categorias de ações no cotidiano, a de motorista de ônibus vem ganhando mais respeito entre os velhinhos. Nos serviços públicos, infelizmente, o trato com aos vovôs e vovós ainda deixa a desejar. A coluna voltará ao assunto.

Curatela para idosos deficientes

150609 H41Com o passar dos anos e a chegada da terceira idade, as pessoas vão se tornando mais propensas a adquirir vários tipos de doenças que podem ou não ocasionar algum tipo de incapacidade física ou mesmo mentais. Ocorre que quando o idoso começa a apresentar algum tipo de deficiência em que impossibilite exercer seus direitos civis e até mesmo cuidar dos seus afazeres diários, é necessário que se busque o Poder Judiciário para que se estabeleça para ele um curador.
De acordo com informações do Dr.Willi Fernandes, advogado do CEPAASP – Centro Paulista de Apoio aos Aposentados e Servidores Públicos, o curador deve ser nomeado pelo juiz, e tem obrigação de cuidar dos interesses da pessoa que se encontra incapaz de fazê-lo. “É comum ocorrer o processo de curatela em casos onde o idoso não possui mais condições de cuidar dos seus bens ou mesmo responder por seus direitos e obrigações. Por exemplo, nos casos de idosos que sofrem de Alzheimer, porém para que isso seja formalmente detectado é necessária a comprovação através de laudos médicos e a supervisão do juiz” informou.

Pastor Marcos Pereira

Uma fonte da coluna ligada à Assembléia de Deus dos Últimos Dias, contou que o líder espiritual da Adud, Pastor Marcos Pereira, depois de cumprir pena e ser absolvido pela Justiça, foi proibido pela mesma de pregar o evangelho em presídios do Rio como sempre fez. Assim sendo, Pereira e seus discípulos transferiram as conversões de criminosos ao cristianismo para casas de detenção do nordeste. “No Rio, não há chances, pelo menos por enquanto, dos cultos serem realizados”, informou a fonte, que pediu anonimato.

Mussi de volta

O ex-prefeito de Macaé e candidato derrotado à Alerj em 2014, Riverton Mussi (PMDB), quer voltar à cena política macaense, atualmente governada pelo ex-deputado federal Doutor Aluízio, eleito pelo Partido Verde. Aluizio, hoje no PMDB, poderá ajudar numa possível eleição de Riverton à Câmara de Vereadores e mais à frente em sua tentativa de voltar ao comando da cidade. Para que essa articulação aconteça o prefeito precisa se reeleger em 2016, com apoio de seu ex-desafeto político Riverton Mussi.

HSBC vai embora

Na manhã de ontem, o banco britânico HSBC, anunciou que irá vender unidades e encerrar quase todas as suas atividades no Brasil e na Turquia, até 31 de dezembro deste ano. No caso do nosso mercado, o banco ainda pretende manter uma participação que considera “modesta”, atuando apenas com grandes clientes corporativos. Estas mudanças fazem parte do plano de reestruturação da instituição financeira que pretende economizar 4,5 bilhões de dólares até 2017. A outra parte do plano foca as ações na Ásia, principalmente na China e Índia.

Mais pompa na visita de Dilma a Obama

A visita oficial da presidente Dilma Rousseff ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no fim deste mês, não terá a pompa e circunstância de uma visita de Estado, mas será marcada por gestos diplomáticos que estiveram ausentes na ida anterior da petista à capital dos EUA, em 2012. Uma das diferenças entre esses dois tipos de visita, oficial e de Estado, é o volume de norma protocolar.
Obama a convidou para ficar na Blair House, a casa de hóspedes oficial, e a receberá em jantar na Casa Branca no dia 29 para um pequeno grupo, de cerca de 20 pessoas. No dia seguinte, Dilma e o presidente norte-americano têm reunião de trabalho. Em sua visita anterior, a presidente teve apenas um encontro com Obama e não foi convidada para se hospedar na Blair House.

Prefeito Charlinho

Em manifestação ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), o Ministério Público Federal (MPF) opinou contra um recurso de Carlo Busatto Junior (Charlinho), ex-prefeito de Mangaratiba (1997-2004) e Itaguaí (2005-2012). O réu apelou contra sua condenação a demolir construções em sua casa em Mangaratiba, fazer um projeto de recuperação da área degradada e pagar indenização coletiva (o TRF2 reduziu o valor de R$ 100 mil, fixado pela Justiça Federal em Angra dos Reis, para R$ 40 mil).

Prefeito Charlinho (2)

Para a Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2), o recurso alega omissões inexistentes no acórdão da 7ª Turma do TRF2 que manteve a decisão da 1ª instância (ação 20045111000595-0). O MPF destaca para os desembargadores que esse recurso (embargos de declaração) não é cabível por querer rediscutir matéria já decidida sem demonstrar omissão, contradição ou trecho obscuro na decisão do TRF2. A PRR2 pede a rejeição dos embargos por considerá-los uma prova de inconformismo do réu com a decisão.

Prefeito Charlinho (3)

“O ex-prefeito de Mangaratiba busca obter o reexame do que foi julgado, o que não é possível por meio de embargos de declaração (…) Além da matéria ter sido enfrentada no voto transcrito, o imóvel em discussão situa-se em área sujeita à legislação federal por ser zona costeira. Não há omissão no julgado, nem violação a lei federal que justifique os embargos.”, diz a procuradoria em sua manifestação contrária.

error: Conteúdo protegido !!