‘Prefeitura Perto de Você’ em Banco de Areia
O projeto Prefeitura Perto de Você, desenvolvido pelo Governo de Mesquita, chega amanhã ao bairro Banco de Areia. Entre 9h e 17h, o prefeito Gelsinho Guerreiro e os secretários municipais estarão atendendo ao público na Rua Itaparica, 40, próximo ao Clube Proletário. O serviço itinerante tem o objetivo de aproximar ainda mais o poder público dos moradores. O expediente ao ar livre acontece em um bairro por semana e a população aproveita a oportunidade para debater a atual gestão municipal, solicitar investimentos ou tirar dúvidas, entre outras questões.
Oportunidade de emprego para pessoas com deficiência
A secretaria de Defesa das Pessoas com Deficiência e Idosos de Mesquita realizou ontem a primeira etapa do processo seletivo para profissionais de ambos os sexos que possuam deficiência auditiva, física, intelectual ou visual. A iniciativa é realizada em parceria com a Casa & Vídeo e visa o preenchimento de postos de trabalho em uma das lojas ou no centro de distribuição da empresa.
As vagas disponíveis são para os cargos de assistente administrativo e operador de loja. Os salários são compatíveis com o mercado e também há benefícios, entre eles plano de saúde e cesta básica. Os selecionados irão passar por teste admissional antes da contratação.
Tarifas de energia poderão ter alta
As distribuidoras de energia que descumprirem as metas mínimas de qualidade dos serviços poderão repassar para as tarifas os custos para melhorar o sistema. A possibilidade consta das regras de renovação das concessões para distribuidoras de energia, divulgadas ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A Aneel também pretende restringir a distribuição de dividendos aos acionistas ao limite mínimo de 25% do lucro, caso a empresa esteja em desequilíbrio econômico-financeiro, fora dos padrões mínimos de gestão financeira e de administração. A mudança, no entanto, depende de regulamentação da agência.
Anvisa aprova regras para recall de alimentos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou ontem os novos critérios para recolhimento de alimentos com riscos à saúde da população. Além de alimentos, bebidas e águas engarrafadas, ingredientes, embalagens e qualquer material que entre em contato com alimentos durante o processo de fabricação estarão sujeitos a essas regras, assim como a comunicação das empresas responsáveis com a Anvisa e os consumidores. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor em 180 dias.
A partir de agora, todas as empresas da cadeia produtiva de alimentos deverão ter um plano de recolhimento de produtos disponível para funcionários e agentes de vigilância sanitária, além de garantir a rastreabilidade dos produtos, com sua identificação de origem e destino.
Número de inscritos para o Enem cai 10,6% neste ano
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 8.478.096 inscrições, 10,67% a menos que no ano passado, quando o número de inscritos chegou a 9,5 milhões. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), é a primeira queda em relação ao ano anterior desde 2011. De acordo com o ministro Renato Janine Ribeiro, a pasta investiga a causa dessa diminuição.
Uma das hipóteses levantadas pelo ministro é que caiu o número daqueles que não têm certeza de que farão o exame. Isso porque a pasta estabeleceu que os isentos que não fizerem o exame este ano e não justificarem, não terão isenção no ano que vem. O número de candidatos que solicitaram isenção por carência representa 43,9% dos inscritos – 3,7 milhões – uma redução em relação aos 52,5% do ano passado, cerca de cinco milhões. Além dos candidatos que declaram carência são isentos os concluintes do ensino médio da rede pública.