Cinema Pernambucano no Sesc de N. Iguaçu

Marcado pelo caráter questionador e pela produção colaborativa, o Novo Cinema Pernambucano, que acontece em Nova Iguaçu, é considerado uma importante vertente da cinematografia brasileira, tendo conquistado, nos últimos anos, uma constante presença em importantes festivais de cinema nacionais e internacionais. No mês de abril, o Sesc RJ apresenta quatro títulos representantes desta vigorosa cinematografia.

Confira a programação desse mês

20/4 – 10h, 14h e 19h – “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho. Brasil, 2013. 131 min. 16 anos. Sinopse: A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.

18/4 – 10h, 14h e 19h – “Tatuagem”, de Hilton Lacerda. Brasil, 2013. 110 min. 16 anos. Recife, 1978. Sinopse: Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

11 e 27/4 – 10h, 14h e 19h – “Eles Voltam”, de Marcelo Lordello. Brasil, 2014. 100 min. 14 anos. Sinopse: Cris (Maria Luíza Tavares) e Peu (Georgio Kokkosi), seu irmão mais velho, são deixados na beira de uma estrada pelos próprios pais. Os irmãos foram castigados por brigar constantemente durante uma viagem à praia. Após algumas horas, percebendo que os pais não retornaram, Peu parte em busca de um posto de gasolina. Cris permanece no local por um dia inteiro e, sem notícias dos pais ou do irmão, decide percorrer ela mesma o caminho de volta para casa.

13 e 25/4 – 10h, 14h e 19h – “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante. Brasil, 2015. 120 min. 16 anos. Sinopse: Alfonsina (Débora Ingrid) tem 15 anos e sonha conhecer o mar. Querência (Marcélia Cartaxo) está na faixa dos 40. Das Dores (Zezita Matos) já no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento. No sertão compartilham sobrenome e muitos sentimentos. Amam e desejam ardentemente.

 

 

error: Conteúdo protegido !!