Crianças de Belford Roxo aprendem a dizer não às drogas

O menino Leonan Matos dos Santos, 9 anos, foi um dos 210 alunos que participaram do curso da Guarda Municipal
Rafael Barreto

Com um pirulito de uva na boca, o menino Leonan Matos dos Santos, 9 anos, integrava a turma de 210 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Ciep Municipalizado Constantino Reis, no bairro São Bernardo, que participaram da solenidade de formatura do curso sobre prevenção às drogas bullying, ética, cidadania, noções de segurança e história da cidade, promovido pela Guarda Municipal de Belford Roxo. Durante duas semanas de aula, meninos e meninas com idade de 8 a 10 anos, conheceram de perto, o projeto piloto Guarda Presente nas Escolas e se transformaram em agentes multiplicadores sobre o que aprenderam. “Adorei o curso. Droga é coisa do mal. Vou ensinar tudo para meus pais e meu irmãozinho”, disse o garoto, que sonha em ser jogador de futebol.
Classificado em segundo lugar no Congresso Nacional sobre Guarda Municipal, realizado na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, em 2016, o projeto é promovido Prefeitura, em uma ação conjunta entre as secretarias de Segurança Pública, Assistência Social e Cidadania, Educação e Saúde. “Nossa intenção é desenvolver o projeto em todas as escolas da cidade. O trabalho é sério e gratificante, mas precisamos também do apoio e participação dos pais das crianças. É preciso que prestem mais atenção com quem os filhos andam, com quem falam e compartilham coisas nas redes sociais”, salientou o comandante da Guarda Municipal, Leonardo David, durante a entrega dos certificados de conclusão do curso.
Os agentes Thiago Silva e Egídio Soares, coordenador e subcoordenador do projeto não escondem a satisfação em desenvolvê-lo. Eles contaram com a participação das colegas, Erika Soares e Roseane Pereira na aplicação das aulas. “As crianças interagem demais com a gente e chegam a relatar experiências que vivenciam em casa com a família. Mas no final, o resultado é muito positivo. Elas terminam o curso com conhecimento suficiente sobre o bem e o mal. Sinto um orgulho que não tem tamanho”, afirma Thiago que é casado, pai de um menino de 10 anos e também professor de história.
Thiago e Egídio destacaram que a ideia foi ampliar as ações determinadas à Guarda Municipal. “Antes a guarda era vista como aquele agente que faz ronda ostensiva, mas nosso papel na sociedade é muito mais do que isso. Com a implantação de projetos pedagógicos, levamos nossas ações para dentro das escolas”, informou Thiago. “Eu fui o campeão de corações. Cheguei a fazer um mural com todos os cartazes que ganhei dos alunos repletos de corações”, lembrou Egídio.

Escolas, creches e policlínica num só lugar
Ao lado do presidente da Câmara, vereador Marquinhos Gandra, do subtenente Elton Cardoso, representante do comando do 39º Batalhão da Polícia Militar, do secretário de Educação, Denis Macedo e outras autoridades, o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, classificou a ação da guarda do município como “nobre” e disse que não medirá esforços para investir no efetivo. Aproveitando a presença de pais dos alunos, o prefeito anunciou ainda mudanças na Educação. “Há 15 anos que não se constrói escolas e creches. Estamos em processo de licitação para construirmos sete novas escolas e cinco novas creches. Vamos começar pelo bairro Maringá, onde será construído um complexo com escola, creche e uma policlínica. Tudo num só lugar”, anunciou Waguinho. “Outra escola será no bairro Vila Pauline. A que existe lá está caindo aos pedaços. Em um ano as mudanças na cidade serão visíveis”, assegurou.
Acompanhada do prefeito, a primeira-dama do município e secretária de Assistência Social, Daniela Carneiro, chegou na formatura dos alunos com uma missão especial: madrinha da turma. Ele foi homenageada e presenteada com um quadro alusivo ao curso. “Sou professora e sei o quanto as crianças precisam de cuidado. Elas são o futuro. Me sinto honrada em apadrinhar um projeto que resgata valores importantes na formação de um cidadão como o respeito ao próximo, cidadania, ética, civismo e muitas coisas importantes”, destacou a secretária.

error: Conteúdo protegido !!