Visão Geral – 11/04

Bola Cheia

A deputada federal, Rosângela Gomes, do PRB, não esconde de ninguém o que secretários e assessores de Nova Iguaçu evitam comentar com receio, talvez, de serem cobrados a explicar ao povo o que será feito do dinheiro. A parlamentar destinou R$ 6 milhões de reais em suas emendas para este ano ao Hospital da Posse, que está no CTI e quase fechando as portas.

 

Bola Murcha

Há um bom tempo, o vento levou o conjunto da sinalização luminosa que fica em frente à Igreja de São Francisco de Assis, no Centro de Comendador Soares, para uma das fachadas de prédios. Além de apagado, o amarelo-verde-vermelho virou piada na boca de quem passa pelo local. Seria bom o setor de trânsito da PCNI dar um jeito, pois o risco de acidentes aumentou no cruzamento.

 

Câmara rejeita contas de Dennis Dauttmam

A assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Belford Roxo informa que na sessão plenária da última quinta-feira (6) foram rejeitadas por unanimidade as contas de 2015 do ex-prefeito, Dennis Dauttmam (PCdoB). Submetidas à análise do TCE, as mesmas também não foram aprovadas. A sessão contou com o plenário lotado de professores e representantes da área de Educação. Todos aplaudiram de pé os vereadores pelo posicionamento. Dauttmam sai do cenário político de Belford Roxo com a imagem negativa e pode ficar inelegível por oito anos. O mal maior foi ter traído a confiança do povo da Cidade do Amor, conforme avaliação de lideranças comunitárias, que estiveram na votação. A sessão foi realizada sem nenhum incidente sob a batuta do vereador-presidente, Markinho Gandra (PDT).

 

Laranja é a cor
da conquista

O Nova Iguaçu, sua comissão técnica, jogadores e torcedores, estão mais felizes do que pinto no lixo. Todos festejam mais um caneco na sala de troféus, ganho domingo (9), na vitória por 3 a 0 sobre o Boavista, em casa. O bom resultado valeu o título do Quadrangular Extra da Taça Rio. Vale lembrar que o mesmo torneio, só que da Taça Guanabara, também foi conquistado pelo grupo laranja, brilhantemente comandado pelo técnico Edson Souza. O clube-empresa fundado em primeiro de abril de 1990 pelos Irmãos Moraes & Cia está em alta.

 

Série D nacional
e o artilheiro

Além desses dois feitos, a Nação Laranja de Nova Iguaçu ainda comemora o título da Série B-2016 e o acesso à Série A-2017; a subida à fase de grupos do Carioca, quinto lugar (atrás apenas dos quatro grandes), a melhor campanha da história nos estaduais da Ferj, e a vaga garantida na Série D do Brasileiro-2018. Para fechar, o clube terminou a temporada carioca com o artilheiro do estadual, Adriano, que balançou nove vezes as redes adversárias. O fato principal da semana esportiva na Baixada tem a cor laranja, com certeza!

 

Dois acessos na
conta das conquistas

Ainda sobre o sucesso do Nova Iguaçu Futebol Clube, Edson Souza & Cia, mostraram o poder de vencer em campo e superaram até mudanças nas regras do jogo. Após festejarem, e muito, conforme registros aqui no JH, no site www.papoesportivo.com e outros veículos de comunicação, o acesso direto à Primeirona, como campeões da Segundona (Série B), tiveram de jogar e vencer a tal fase preliminar criada pela Ferj e aprovada pelos clubes (dentre eles o próprio Nova Iguaçu). O vice, Campos Atlético, subiu junto, mas não teve a mesma sorte e voltará à Série B deste ano. Coisas que nem Freud explica.

 

Nova Iguaçu paga 1ª parcela de novembro

A Prefeitura de Nova Iguaçu informa que o pagamento da metade do salário do mês de novembro de 2016 – que estava previsto para o dia 15 de abril – será depositado na conta do servidor ativo e inativo no dia 12. A outra metade será paga no dia 15 de maio. A atual gestão pegou a prefeitura com três folhas salarias atrasadas (novembro, dezembro e 13° salário). O 13° salário já foi quitado, faltando definir apenas o pagamento de dezembro.
Mesmo diante de uma dívida de mais de R$ 400 milhões deixados pela gestão passada, cabe ressaltar que os salários de 2017 vêm sendo pagos dentro do mês trabalhado. Além disso, no dia 13 de abril (quinta-feira Santa), véspera do feriado de sexta-feira da Paixão, foi decretado ponto facultativo no serviço público do município.

 

Comerciários quase
sem dentistas

O atendimento odontológico do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Rio está restrito a apenas três unidades: Madureira, Santa Luzia e São João de Meriti. Desde o início de março, devido a cortes de profissionais, segundo o Sesc, ocorreu a redução nos serviços deixando milhares de trabalhadores do comércio sem atendimentos especializados, como tratamento de canal e pequenas cirurgias bucais. De acordo com o Sindicato dos Comerciários, os empregados de baixa renda que mais utilizam os serviços odontológicos do Sesc, serão os mais afetados.

 

Maior empregador
de dentistas

Márcio Ayer, presidente do Sindicato, diz: “o Sesc deve planejar e executar programas que contribuam para o bem-estar social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias, tendo a saúde como uma das prioridades, como estabelecido legalmente”. Ele diz ainda que o Sesc já foi considerado o maior empregador de dentistas do país, com cerca de dois mil profissionais em 236 clínicas.

 

Para finalizar…

“O Sesc informa que passará a atuar de forma preventiva, com consultas de clínica geral e outros procedimentos como exames, obturações e extrações, serviços básicos que não atendem a demanda dos empregados no comércio”, diz Ayer. O SESC de acordo com Márcio Ayer, “não trata o assunto com a devida transparência”. “Não deixaremos chegar a quase zero a rede de proteção social oferecida aos comerciários”, completa o presidente do Sindicato.

error: Conteúdo protegido !!