Transpetro simula vazamento de combustível

A Transpetro realizou na manhã desta quarta-feira (12) um simulado de emergência no bairro Marilândia, em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. O exercício teve como cenário o vazamento de gasolina provocado por uma tentativa de furto de combustível em um duto que passa pelo local.

O transporte dutoviário de petróleo e derivados é seguro e eficiente desde que executado pelos funcionários da Transpetro. O município de Duque de Caxias tem um histórico de furto de combustíveis em dutos. Em 2017, foram registradas 57 ocorrências de furtos e tentativas de furto no país; 31 delas no estado do Rio de Janeiro, sendo 12 em Duque de Caxias.

O objetivo do simulado foi orientar a população sobre os riscos desse tipo de crime, que pode causar incêndios e até mesmo explosões. O gerente geral de Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Contingência da Transpetro, Nelson Barbosa, ressaltou que é fundamental alertar para esses riscos: “Nossa proposta com esse treinamento é reforçar a divulgação do telefone de relacionamento da companhia com a comunidade, o 168, e mostrar como as pessoas devem agir em situações de emergência”, enfatizou o gerente.

O telefone 168, lançado em fevereiro, é o novo sistema para contato entre a Transpetro e a população. O atendimento é grátis, 24 horas por dia e sete dias por semana. Nos dois primeiros meses de funcionamento, foram registrados 128 atendimentos, que incluem denúncias, dúvidas e sugestões sobre diversos assuntos relacionados a faixas de dutos. Durante o treinamento, houve atuação das equipes de contingência, simulação de resgate com ambulância e sobrevoo de helicóptero. Participaram do simulado cerca de cem pessoas, entre equipes da Transpetro, da Petrobras, Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros de Duque de Caxias e a comunidade do entorno.

A Transpetro contou com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

error: Conteúdo protegido !!