Alunos de Itaguaí escolhem merenda escolar

 

A hora do recreio é um dos momentos mais aguardados pelos alunos da rede municipal de educação de Itaguaí. É quando eles irão saborear a merenda que eles próprios escolheram. A eleição do cardápio para as escolas é uma iniciativa pioneira da Prefeitura e já rendeu ao município três prêmios de melhor gestão de alimentação escolar do país. Desde quando foi implantado, em 2007, o cardápio eleito pelos estudantes revolucionou o conceito de alimentação escolar e diminuiu em cerca de 90% o desperdício de comida.

Aluna do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Antônio Tupinambá, na Vila Margarida, Ana Júlia Monteiro da Assunção, de 7 anos, estava saboreando pela segunda vez o prato composto de feijão, arroz com espinafre, carne ao molho e suco.“Eu gosto muito da comida. Eu almoço todos os dias na escola”, disse.

Estudante do 3º ano do Ensino Fundamental na mesma unidade, Breno Baptista Oliveira Rosa, de 11, não perde uma refeição na escola. Um dos primeiros da fila no refeitório, não teve vergonha de dizer que sempre repete a merenda.

“Não perco uma refeição. Eu como tudo e ainda repito. Adoro quando tem estrogonofe com carne”, apontou Breno.

Além de agradar ao paladar das crianças, o cardápio eleito pelos alunos  acarretou uma economia na compra de gêneros alimentícios e diminuiu o desperdício de comida nas escolas. A diretora Mônica Drumon é a responsável pela merenda da Escola Antônio Tupinambá, e Vilma Alexandra Silva atestam os ganhos do novo método de alimentação escolar.

“Eu não tenho um número preciso, mas posso garantir que a sobra de comida após a implantação do cardápio eleito pelos alunos não chega a 10% do que é produzido diariamente”, estimou Vilma Alexandra.

“A satisfação das crianças pela merenda é muito maior quando servimos um tipo de comida que elas gostam e principalmente porque foi escolhida por eles”, opinou Mônica Drumond.

Projeto premiado

O projeto “Eleição do Cardápio” foi instituído na rede pública de Itaguaí, em 2007, pelo prefeito Charlinho. Na época, ganhou repercussão nacional e chamou a atenção do Governo Federal, que o premiou por três anos consecutivos -2010, 2011 e 2012 – como a melhor gestão de alimentação nas escolas de todo país.

A nutricionista Cíntia de Oliveira Menezes, responsável técnica pelo programa de alimentação escolar do município, explicou que são elaborados dois tipos de cardápio com quatro pratos cada, e apenas um deles é escolhido pelos alunos  em uma eleição informatizada realizada em outubro nas escolas.

“Todos os alunos incluindo os mais jovens participam da eleição. O cardápio vencedor é cumprido durante todo o ano seguinte”, conclui Cíntia.

 

 

error: Conteúdo protegido !!