Visão Geral – 19/04

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Na Sexta-feira Santa, milhares de fiéis se emocionaram com a encenação da Paixão de Cristo, no bairro Heliópolis, em Belford Roxo. O espetáculo que envolveu 120 artistas, profissionais e voluntários, foi realizado pela Companhia Teatral Adorart, com apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura. A encenação aconteceu na Igreja de Nova Vida, na Rua Tutóia, 124. #Aplausos

 

Bola Murcha

“Educação, saúde, segurança, moradia e até saneamento básico faltam para boa parcela de brasileiros e muitos ainda vivem abaixo da linha da pobreza. A ordem e o progresso beiram à utopia, pois a desordem é dominante e a estagnação e o retrocesso não nos deixa ir adiante. O crescimento que identificamos e só o da criminalidade”. (Marcos Espínola – advogado criminalista). #RetratoBrasilAtual

 

Prefeitura de Mesquita
renova iluminação pública

A prefeitura de Mesquita iniciou ontem a troca da iluminação pública da cidade. De acordo com o vice-prefeito Waltinho Paixão, que acompanha o trabalho, cinco caminhões e dezenas de homens foram distribuídos na reposição das luminárias. Por determinação do prefeito Jorge Miranda, a equipe atuará durante 15 dias consecutivos, tempo previsto para percorrer todos os bairros. Após esse período, dois caminhões ficarão disponíveis para a manutenção do serviço de iluminação pública. De acordo com o governo, cerca de 3 mil ruas serão visitadas.

 

 

 

Refúgio ambiental

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoverá, nesta quarta-feira (19), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a segunda consulta pública para a criação do Refúgio da Vida Silvestre Estadual na Serra da Estrela. A reunião tem por finalidade apresentar e debater com a população a importância da criação desta unidade de conservação para a proteção de trecho de floresta situado na Serra da Estrela.

 

Refúgio ambiental (2)

A primeira consulta pública foi realizada no município de Petrópolis, no dia 31 de março. A próxima reunião será realizada no município de Magé em data a ser definida em breve. A serra forma um importante corredor natural, localizado entre a Reserva Biológica Federal do Tinguá e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Com aproximadamente cinco mil hectares, a nova unidade de conservação abrangerá partes dos municípios de Petrópolis, Magé e Duque de Caxias.

 

Escolinhas

Crianças do Centro de Mangaratiba e da Praia do Saco apaixonadas pelo futebol podem comemorar. A secretaria de Turismo, Cultura, Eventos, Esporte e Lazer divulgou na segunda-feira (17), o retorno das atividades das escolinhas de futsal e futebol de areia. As aulas serão no Parque Bela Vista (quadra Alexandre Catito), e no Centro de Mangaratiba, com atividades nas areias da praia e na quadra da Rua Coronel Moreira da Silva. As inscrições estão abertas nos locais das escolinhas. Podem participar crianças de 4 a 16 anos.

 

Nilópolis vacina contra gripe Influenza

A Prefeitura de Nilópolis, através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, deu início na segunda-feira (17), a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe), que se estenderá até o dia 26 de maio de 2017, das 8h às 17h. Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais, serão vacinadas crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Também serão incluídos para vacinação, este ano, professores das escolas públicas e privadas. No dia 13 de maio, haverá o Dia de Mobilização Nacional, o Dia “D”, ocasião em que mais postos estarão oferecendo a vacina.

 

TJRJ aprova ‘ideologia
de gênero’ em escolas

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) julgou inconstitucional a Lei Municipal 5.165/2015, que veda a implantação da política de ideologia de gênero nos estabelecimentos de ensino do município de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Por maioria, os desembargadores acompanharam o voto do relator, desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho. A sessão do Órgão Especial foi realizada na tarde da segunda-feira, 17.

 

Justificativa

“O gênero é o conjunto de propriedades atribuídas social e culturalmente em relação ao sexo dos indivíduos. O conceito gênero só surgiu porque se tornou necessário mostrar que muitas desigualdades às quais as mulheres eram e são submetidas na vida social são decorrentes da crença de que nossa biologia nos faz pessoas inferiores, incapazes e merecedoras de mais ou menos direitos”, explicou o magistrado em seu voto.

 

Câmara de Volta
Redonda errou

Para o desembargador, “a Câmara Municipal de Volta Redonda, ao editar a referida norma jurídica, vedando a implantação da política de ideologia de gênero nos estabelecimentos de ensino do Município de Volta Redonda, violou, de uma só tacada, o princípio constitucional da igualdade no aspecto estrutural (direito a não discriminação), o direito fundamental à diferença, o modelo republicano do Estado brasileiro, baseado no pluralismo político, e o princípio da laicidade estatal”. Processo: 0007584-60.2016.8.19.0000.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!