STF garante Sport campeão brasileiro de 1987

A torcida do Fla prefere relembrar o galinho Zico levantando o troféu de campeão em campo
Divulgação/Fla

Há alguns anos a discussão se arrasta nos tribunais, porém, ontem (18), houve mais um episódio da briga entre Flamengo e Sport pelo título brasileiro de 1987. A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal negou o recurso do clube carioca contra a decisão da Corte que assegurou o título nacional exclusivamente ao time de Recife.
Por 3 votos a 1, o Flamengo novamente foi derrotado juridicamente na briga pelo título brasileiro. Relator do caso, o ministro Marco Aurélio, declarado torcedor rubro-negro, votou contra o próprio clube. Já o ministro Luís Roberto Barroso foi o único que defendeu a divisão do título. Além deles, Alexandre de Moraes e Rosa Weber também participaram da votação.
O único que não pôde se envolver foi o ministro Luiz Fux pelo fato do seu filho, Rodrigo Fux, estar defendendo o Flamengo no caso.
>> Entenda o caso – Atravessando crise financeira, a Confederação Brasileira de Futebol abriu mão de organizar o Campeonato Brasileiro de 1987, deixando o Clube dos 13 formular o torneio, chamado de Copa União.
Posteriormente, a CBF voltou atrás e decidiu realizar um outro campeonato com os clubes que foram excluídos da Copa União. Os times foram divididos em dois módulos. O módulo verde era composto pelos integrantes do Clube dos 13, enquanto o amarelo abrigava as equipes que não jogaram a Copa União.
O Flamengo, campeão do módulo verde, e o Internacional, vice-campeão, se recusaram a jogar contra o Sport e o Guarani, campeão e vice, respectivamente, do módulo amarelo. Desde então muito se discute sobre quem é o verdadeiro campeão brasileiro de 1987.

Flamengo segue preparação para clássico

Zé Ricardo ainda não definiu o substituto de Diego para pegar o Bota domingo
Gilvan de Souza/Flamengo

Ontem, o clube da Gávea deu sequência na sua preparação para o clássico contra o Botafogo no próximo domingo, às 16h, no Maracanã, pelas semifinais do Campeonato Carioca. O técnico Zé Ricardo ainda não definiu a escalação, mas a principal preocupação passa pela criação de jogadas, uma vez que o Maestro da equipe, o meia Diego, fica de fora por conta de lesões no menisco medial e no ligamento colateral do joelho direito. O jogador se machucou no triunfo por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, pela Copa Libertadores, e vai ficar de quatro a seis semanas parado.

O argentino Federico Mancuello seria o substituto natural, mas vem constantemente reclamando de dores na coxa direita e pode ser preservado. Tanto que ontem, no Ninho do Urubu, trabalhou entre os reservas. A criação de jogadas na atividade ficou com o lateral-esquerdo peruano Miguel Trauco, abrindo espaço para Renê atuar na lateral. Porém, ainda não existe uma definição neste sentido.
Nesta quarta-feira o Flamengo deverá disputar jogo-treino com o Céres, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Carioca. A atividade vai testar Ederson, que não joga desde o ano passado por conta de uma série de lesões no joelho esquerdo. Se aprovado, tem chance de ser usado no clássico como uma prévia do duelo da próxima quarta-feira contra o Furacão, em Curitiba (PR), pela Copa Libertadores.
Ainda em relação ao treino da terça, o volante Rômulo, que não vinha atuando por conta de um incômodo na panturrilha esquerda, trabalhou normalmente, compondo o setor com Márcio Araújo e Willian Arão. A formação com três volantes surpreendeu, principalmente porque só foi utilizada na derrota de 1 a 0 para a Universidad Católica, no Chile. Trauco e Gabriel completaram o meio, com Paolo Guerrero jogando mais isolado no ataque.
No decorrer da atividade, Mancuello foi testado na vaga de Rômulo. Outros testes foram feitos, como o colombiano Gustavo Cuellar na vaga de Márcio Araújo e a saída de Gabriel para a entrada de Orlando Berrío. O time, porém, formou com: Alex Muralha; Pará, Alejandro Donatti, Rever e Renê; Márcio Araujo, Willian Arão, Rômulo e Miguel Trauco; Gabriel e Paolo Guerrero. Nesta quarta-feira o Flamengo volta a trabalhar na parte da manhã, quando será disputado o jogo-treino com o Céres. A atividade está prevista para 9h30.
por Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!