Caxias assina convênio para dragagem do Rio Meriti

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O convenio foi assinado no Teatro Raul Cortez, que ficou lotado Foto: Rafael Barreto
O convenio foi assinado no Teatro Raul Cortez, que ficou lotado
Foto: Ralf Barreto

A população da Baixada Fluminense ainda sofre com as enchentes em diversos pontos das cidades da região. Há 30 anos que moradores do entorno e das proximidades do Rio Meriti convivem com inundações em consequências de chuvas e temporais, que trazem transtornos e afetam a vida de cerca de 100 mil pessoas que residem em vários bairros. O fim desta angústia pode ter os dias contados em Duque de Caxias, através do convênio entre a prefeitura do município e a Caixa Econômica Federal (CEF), para realizar o programa de combate às enchentes na cidade, no valor de R$ 32 milhões.
A iniciativa visa à dragagem do Rio Meriti, que se encontra com um nível de assoreamento crítico, e a urbanização dos bairros Vila Ideal e Parque Vila Nova. O projeto abrange ainda, a construção de uma nova ponte sobre a Avenida Manoel Telles, a conclusão do conjunto habitacional da Vila Ideal, com 176 apartamentos, além de uma creche. A obra tem previsão de início para agosto, com conclusão no segundo semestre de 2016.
Durante a solenidade realizada esta semana o prefeito Alexandre Cardoso, exibiu um vídeo com detalhamento do projeto de dragagem no Rio Meriti (380 metros), as novas moradias e a creche. “Existe um desrespeito aos rios. Joga-se muito lixo (sacos, pneus e etc) que contribui negativamente nesse assoreamento. Ao longo do tempo, por exemplo, o rio ficou mais alto que a Praça do Humaitá, contribuindo para as enchentes locais. Temos que pedir desculpas à população pelo tempo que nós governantes deixamos de resolver este problema”, destacou o prefeito, que ressaltou ainda futuras realizações, como, o novo concurso para fiscal, a recuperação ambiental e revitalização do Jardim Gramacho e a recuperação da Bacia do Guandú.
Região beneficiada
A obra beneficiará os moradores de diversos bairros no entorno do Rio Meriti e do Canal Caboclo, como, Lagunas e Dourados, Parque Vila Nova, Engenho do Porto, Prainha, Bar dos Cavaleiros, além de vias importantes como a Avenida Manuel Teles.“Este é um dia muito especial para Duque de Caxias. Um projeto que foi concebido da demanda e nos pedidos da população na busca por melhorar a qualidade de vida das pessoas. E principalmente, ao empenho do prefeito Alexandre Cardoso na busca de recursos junto ao Governo Federal fruto da relação política, e de articulação com a presidenta Dilma Rousseff. O Ministério das Cidades entendeu a necessidade e a importância desta obra para Caxias”, afirmou o secretário municipal Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Luiz Renato Vergara, que fez ainda um agradecimento ao secretário de Obras, Luiz Felipe Leão e sua equipe, na conclusão do projeto.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!