COLUNA MARCUS LAURIA – 21/04

Jeep revela Grand Cherokee Trackhawk 2018

O SUV mais premiado e mais capaz do planeta tornou-se o mais poderoso e mais rápido do mundo – graças ao seu impressionante motor V8 de 6,2 litros com compressor de incomparável de 717 cv de potência. O Jeep Grand Cherokee Trackhawk trabalha com uma evolução do câmbio automático TorqueFlite de oito marchas. O modelo também exibe excelente comportamento dinâmico e novos freios Brembo que proporcionam um novo nível de rendimento: aceleração de 0 a 96 km/h (60 mph) em 3,5 segundos, 0 a 400 m em 11,6 segundos a 186 km/h, velocidade máxima de 289 km/h, distância de frenagem de 96 a 0 em 43,9 metros e até 0.88 G de aceleração lateral em curva.
O Grand Cherokee Trackhawk tem o sistema de tração nas quatro rodas Jeep Quadra-Trac, que inclui diferencial traseiro eletrônico de deslizamento limitado e caixa de transferência ativa. De série, o sistema de controle de largada (Launch Control) otimiza o rendimento do Grand Cherokee Trackhawk coordenando motor, transmissão e suspensão. Assim, se consegue uma arrancada perfeita e aceleração consistente em linha reta.
O sistema Selec-Track do Trackhawk usa software de alto desempenho para pré-configurar e distinguir cinco modos dinâmicos, incluindo: Auto (automático), Sport (esportivo), Track (pista), Snow (neve) e Tow (reboque). Isso permite ao condutor escolher o tipo de configuração que melhor se adapte às suas necessidades e condições ambientais. Os modos de condução controlam, de maneira independente, sistema de tração, transmissão, shift paddles, suspensão e direção.
Na traseira, se destacam as quatro ponteiras de escapamento, cada uma com 10 cm de diâmetro e na cor Black Chrome. As rodas de série são novas, com acabamento de titânio, de 20 x 10 polegadas. Também estão disponíveis rodas superleves de alumínio, que permitem um alívio total de 5 kg no peso. Os pneus são totalmente novos: Pirelli 295/45ZR20 Scorpion Verde All-Season ou o P Zero de três estações, ainda mais voltado para o desempenho.
Novo BMW série 5 chega ao Brasil em maio

A sétima geração do sedã Série 5 chega à toda a rede de concessionárias BMW no Brasil no dia 3 de maio. O modelo apresenta um sistema operacional totalmente inovador. Sedã executivo mais vendido do mundo desde 1972, quando inaugurou o segmento que hoje lidera, o modelo atualmente produzido em Dingolfing (Alemanha) atingiu a incrível marca de 7,6 milhões de unidades vendidas nas seis gerações anteriores.
A dianteira foi completamente remodelada, com novos para-choques, luzes de neblina em LED e faróis em LED integrados ao duplo rim frontal, característico da BMW, que cresceu e agregou uma câmera central para auxiliar na hora de estacionar e evitar colisões. A grade frontal traz ainda o sistema Active Air Stream, que controla a abertura e fechamento dos defletores de ar para melhorar a aerodinâmica e reduzir as emissões de CO2.
A traseira também foi redesenhada, com lanternas mais longas em full LED e escapamento duplo. O pacote aerodinâmico M Sport veio para apimentar o visual do sedã, adicionando saias laterais, para-choques dianteiro e traseiro e acabamento externo Individual High-gloss Shadow Line.
No tamanho, o modelo cresceu em todas as direções ante a geração anterior. O Série 5 tem agora 4,93 metros de comprimento; 1,86 metro de largura; 1,47 metro de altura e 2,97 metros de distância entre-eixos. O porta-malas, por sua vez, cresceu 10 litros e, agora, tem capacidade total de 530l.
O novo Série 5 reduziu em 10% a resistência ao vento em comparação com o antecessor, graças a melhorias como o coeficiente de arrasto aerodinâmico; o Active Air Stream e o Air Curtain; saída de ar lateral, que diminui a turbulência provocada pelas rodas em movimento. Com isso, o sedã ficou até 100 quilos mais leve do que seu antecessor.
No Brasil, estão disponíveis duas motorizações a gasolina, que atuam com uma transmissão automática de oito velocidades e tração traseira. O novo motor 2.0 l de quatro cilindros em linha do BMW 530i é capaz de entregar potência máxima de 252 cv entre 5.200 rpm e 6.500 rpm e torque máximo de 350 Nm entre 1.450 rpm e 4.800 rpm.
O BMW 540i (R$ 399.950), por sua vez, traz sob o capô um motor 3.0 l de seis cilindros em linha, com 340 cv entre 5.500 rpm e 6.500 rpm e 450 Nm de torque entre 1.380 rpm e 5.200 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,1 segundos. Em ambos os modelos, a velocidade máxima é de 250 km/h e o tanque de combustível tem capacidade de 68l.
A versão 530i M Sport (R$ 314.950) traz design M Sport, rodas de liga leve M Doublespoke aro 18 e faróis full-LED, Multifunctional Display em tela de 13,3 polegadas e preparação para Apple CarPlay via wireless.
Fábrica da Nissan em Resende completa 3 anos

Além de celebrar, aniversários são também bons momentos para reflexões. E, ao olhar para os três anos do Complexo Industrial de Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro, a Nissan tem três grandes motivos para festejar. Além da própria data, a empresa japonesa comemora o início da produção do Nissan Kicks, terceiro modelo feito na unidade, além da marca de um ano do projeto de exportação, que transformou a fábrica num polo fornecedor para oito países da América Latina.
O Complexo Industrial de Resende é a primeira fábrica 100% Nissan no Brasil. Os primeiros frutos foram o compacto March e o motor 1.6 16V flexfuel, produzidos sob o alto padrão japonês, cuja produções iniciaram-se em 2014. Desde então, a unidade não parou de acelerar. Menos de um ano após o início das atividades, a Nissan começou a produzir também o motor 1.0 12V de três cilindros e o sedã compacto Nissan Versa (abril de 2015). E agora em abril, com investimentos de R$ 750 milhões, o Complexo inicia a produção do crossover compacto Nissan Kicks, um produto criado para ser global.
“O complexo de Resende nasceu com o foco de produzir veículos nos mais rigorosos padrões japoneses de qualidade e os resultados nesses três últimos anos mostram que esse objetivo vem sendo cumprido conforme estabelecido em seu projeto original. A fábrica tem papel fundamental para o crescimento sustentável da Nissan no Brasil e para o fortalecimento da estratégia da companhia para a América Latina, sendo que, com as exportações da produção brasileira, já levamos nossos veículos a oito países da região. Tudo isso só é possível graças ao trabalho e comprometimento de toda nossa equipe”, afirma Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.
Volkswagen revela novo Cross up!

O novo cross up!, que começa a chegar às concessionárias Volkswagen ainda este mês, passa a trazer novidades funcionais, especialmente quando o assunto é tecnologia. Faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e suporte para celular estão entre os recursos exclusivos do novo up! na categoria. E mais: o aplicativo exclusivo “maps + more” desenvolvido pela Volkswagen possibilita monitorar as principais funções do veículo por meio do smartphone. Além disso, o novo cross up! passa a ser oferecido exclusivamente com carroceria de quatro portas e motor 1.0 TSI de até 105 cv, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas
Voltado para um perfil de consumidor diferenciado, o novo cross up! traz uma série de diferenciais em relação ao restante da gama. Na dianteira, o modelo conta com apliques em “chrome effect” na seção central do para-choque – esse elemento marcante, no qual estão as entradas de ar inferiores e os faróis de neblina, já ressalta a aparência mais robusta do modelo. Em todos os modelos TSI da linha 2018, essa parte agora é em preto brilhante. As versões (e preços) são: take (R$ 37.990), move (R$ 48.290 na MPI manual, R$ 50.668 na MPI automatizada I-Motion e R$ 52.790 na TSI), cross (R$ 55.600) e high (R$ 57.100).
Os faróis auxiliares com a tecnologia de luz de conversão estática (cornering light) são itens de série para a versão off-road e possuem aros cromados. A parte inferior do para-choque traz outro aplique, também em “chrome effect”, reforçando o caráter aventureiro do modelo.
Na lateral, os apliques em plástico preto nas caixas de roda também colaboram para ressaltar a robustez do novo cross up! e conferem ao modelo proteção extra no uso diário. As faixas laterais, também em plástico preto, protegem as portas e trazem o emblema da versão com grafia exclusiva “cross up!”. É exclusivo da versão o rack de teto em “chrome effect”, que torna o modelo mais versátil – esse acabamento é dado também aos retrovisores externos.
O visual forte do cross up! é complementado pelo elemento inferior do para-choque traseiro em “chrome effect”. Outro destaque é o friso cromado na tampa traseira, que transmite sofisticação ao visual do compacto.
No interior do modelo também há detalhes exclusivos: a soleira das portas dianteiras recebe aplique de alumínio e as alavancas de câmbio e do freio de estacionamento são revestidas em “native”.
Os bancos têm revestimento exclusivo em tear “hydra” cinza – o tecido possui embossagem especial e a faixa lateral é em vinil. O nome da versão está gravado no encosto do banco. O painel possui detalhes em “chrome effect” conta com a faixa superior (PAD) com estilo Pixxl Paladium, que harmoniza com o ambiente em Preto Titan.
Suzane Carvalho volta ao motociclismo

Uma das maiores campeãs do motociclismo e do automobilismo nacional, Suzane Carvalho volta às pistas neste domingo. Ela corre na abertura do SuperBike Brasil, em Interlagos, na disputa da Copa Honda CBR 500R.
Suzane retorna após um ano de ausência. Aos 53 anos, ela quer mostrar que ainda tem fôlego para encarar os jovens pilotos e contribuir para a segurança no trânsito, principalmente para ajudar os motociclistas a evitarem acidentes, mais comuns e infelizmente muitas vezes fatais.
“Será um desafio disputar com pilotos de todas as idades”, diz Suzane, que passará a competir na categoria PRO. “Até então eu corria na máster, mas agora quero encarar esta competição mais difícil e competitiva.”
Suzane leva para a SuperBike a sua experiência. Ela é a única brasileira a vencer competições em duas e quatro rodas, incluindo títulos na Fórmula 3, Turismo e Kart.

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